Cidades

'Restaurante da Leitura': Escola Indígena Mãtyk alimenta a criatividade de seus estudantes

Estudantes da Escola Indígena Mãtyk degustam textos diversificados em iniciativa criativa de incentivo à leitura

Por Redação

11/11/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Foto: Seduc

A Escola Indígena Mãtyk, localizada na Aldeia São José e pertencente à Regional de Educação de Tocantinópolis, inovou na maneira de estimular a leitura entre seus estudantes. Em um evento marcante, a instituição serviu aos alunos um cardápio recheado de criatividade no que chamaram de 'Restaurante da Leitura'. Neste restaurante um tanto inusitado, os pratos servidos eram textos de diferentes gêneros preparados com todo o carinho pelos professores, incluindo uma sobremesa especial em língua indígena Apinajé.

O evento, que envolveu estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, teve um propósito claro: fortalecer o desenvolvimento da leitura e cultivar o hábito em um ambiente inovador. A ideia era oferecer aos alunos um cardápio repleto de opções literárias para que eles pudessem desfrutar das delícias que uma boa leitura pode proporcionar.

Foto: Seduc

Fernanda Leal da Silva Matos, coordenadora da Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias da escola, compartilhou sua satisfação com o resultado da iniciativa. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado ao vermos os alunos enchendo seus pratos com as opções do restaurante e se divertindo com as leituras", disse.

No cardápio do 'Restaurante da Leitura', os estudantes puderam desfrutar de pratos literários tão saborosos quanto uma refeição de verdade. A 'feijoada de textos', 'sopa de letras', 'salada de letras' e 'suco de palavras' foram algumas das opções que alimentaram o apetite dos jovens leitores. Edinho de Kain Fernandes Sotero Apinajé, um estudante do 7º ano, expressou sua aprovação e o desejo de que iniciativas como essa se repitam: "Foi muito bom, gostei das leituras que fiz. É algo que pode acontecer mais vezes, porque eu gostei bastante".

Foto: Seduc

Além dos professores da área de linguagens, todos os educadores e servidores da Escola Indígena Mãtyk se envolveram na iniciativa, desde a preparação do cardápio literário até a montagem dos pratos e auxílio na leitura individual. A professora de Língua Portuguesa, Laisia de Sousa da Cruz, ressaltou o incrível engajamento de todos os envolvidos no projeto, resultando em um momento enriquecedor de aprendizado.

O 'Restaurante da Leitura' da Escola Indígena Mãtyk prova que a criatividade e inovação são ingredientes essenciais para alimentar o interesse pela leitura entre os estudantes indígenas, promovendo uma experiência única que pode abrir as portas para um mundo de conhecimento e imaginação.

Foto: Seduc

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia