Tocantins

Plantio de Algodão no Tocantins é Autorizado Após o Fim do Vazio Sanitário

Cotonicultores podem iniciar o plantio da cultura, conforme autorização da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Por Redação

22/11/2023 às 20:10:50 - Atualizado há
Foto: Keven Lopes

O plantio de algodão no Tocantins recebeu autorização a partir da última terça-feira, dia 21 de novembro, com o encerramento do período de vazio sanitário. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou aos cotonicultores que a janela de plantio da cultura está oficialmente aberta e se estenderá até o dia 15 de janeiro para a primeira safra (sequeiro). Para as áreas plantadas a partir do dia 15 de janeiro (algodão safrinha), o prazo seguirá até o dia 15 de março de cada ano.

O vazio sanitário do algodão teve início em 20 de setembro e teve como objetivo prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que afeta essa cultura. Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, destacou que durante esse período, a Adapec monitorou as áreas de cultivo de algodão para garantir a ausência de plantas com riscos fitossanitários, interrompendo o ciclo de produção para evitar o fortalecimento de pragas como o bicudo do algodoeiro.

Foto: Keven Lopos

A Adapec enfatiza que os cotonicultores devem realizar o cadastro obrigatório das propriedades produtoras até 15 de janeiro para o algodão de primeira safra e até 15 de março para o algodão safrinha, conforme estabelece a legislação.

Na safra 2022/2023, foram cadastrados junto à Adapec 6.300 hectares de área de plantio, distribuídos entre os municípios de Mateiros, Dianópolis, Campos Lindos e Tocantinia.

O bicudo do algodoeiro, principal alvo do vazio sanitário, é um besouro que infesta as lavouras de algodão e, se não controlado, pode causar perdas significativas na produção, podendo atingir até 70%.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias