Tocantins

COP-28: Governador do Tocantins e Comitiva Participam do Lançamento do Plano de Transformação Ecológica

Evento em Dubai reúne líderes mundiais e especialistas para discutir estratégias e soluções relacionadas às mudanças climáticas.

Por Redação

02/12/2023 às 11:00:00 - Atualizado há
Foto: Esequias Araújo

O governador Wanderlei Barbosa e sua comitiva do Governo do Tocantins marcaram presença na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento, que reúne líderes mundiais, especialistas e representantes de diversas nações, teve início nesta sexta-feira, 1° de dezembro.

O primeiro dia do governador e sua equipe na COP-28 foi repleto de encontros e eventos significativos, incluindo a participação no lançamento do Plano de Transformação Ecológica. O plano, mediado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representa um novo instrumento de engajamento diplomático para o Brasil, propondo uma visão inovadora sobre o papel do Sul Global na economia verde e na globalização sustentável. Além do governador Wanderlei Barbosa, estiveram presentes no evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff.

Foto: Esequias Araújo

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do evento e ressaltou as ações do Tocantins em prol da sustentabilidade. Ele mencionou o contrato firmado com uma empresa multinacional, que promoverá projetos alinhados com as pautas ambientais, tornando o Tocantins o primeiro estado brasileiro a fechar um acordo desse tipo.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, expressou otimismo com a participação do Tocantins, destacando a venda de créditos de carbono florestal como uma conquista significativa. Segundo ele, o Tocantins está sendo destaque e chamando a atenção de outros estados brasileiros e países, sendo o primeiro estado subnacional a realizar essa modalidade de venda.

Foto: Esequias Araújo

Além das atividades oficiais, a comitiva do Tocantins aproveitou a oportunidade para conhecer projetos inovadores apresentados por outras nações, buscando inspiração e possíveis parcerias para implementar soluções semelhantes no estado. A participação do Tocantins na COP-28 tem como foco a troca de experiências e a busca por boas práticas no contexto das mudanças climáticas. A secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, ressaltou a importância da voz dos povos tradicionais nas discussões ambientais e destacou o alinhamento do Governo do Tocantins com o Governo Federal na busca por soluções para o equilíbrio climático

Foto: Esequias Araújo

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias