Tocantins

Operação Piracema: Recolhimento de Redes de Pesca e Multas em Ação de Combate no Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) conclui operação de fiscalização da Piracema, recolhendo redes de pesca, apreendendo armas e multando pescadores em diversas regiões do estado.

Por Redação

11/12/2023 às 17:52:03 - Atualizado há
Foto: Naturatins

A Operação Piracema, liderada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), concluiu sua ação de fiscalização nesta segunda-feira, 11. Iniciada em 5 de dezembro, a operação visou combater a pesca durante o período de defeso em diversas regiões do Tocantins. Durante a ação, cerca de 900 metros de redes de pesca de malhas diversas foram recolhidos, juntamente com uma espingarda calibre 36. Além disso, várias espécies de tartarugas da Amazônia, capturadas ilegalmente, foram devolvidas ao seu habitat natural.

A operação abrangeu o lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, onde a fiscalização concentrou-se especialmente na pesca de mergulho com o uso de arpão. Três pescadores foram flagrados e multados, e seus equipamentos foram apreendidos, incluindo um motor tipo rabeta, quatro arpões, seis óculos de mergulho e quatro pares de pé de pato usados para pesca subaquática. No total, foram lavrados três autos de infração, totalizando R$ 15 mil em multas.

O gerente de Fiscalização Ambiental, Cândido José dos Santos Neto, destacou a abrangência da ação: "A ação aconteceu de forma simultânea em várias regiões do estado. Na região da APA Ilha do Bananal/Cantão, a ação aconteceu nas cidades de Caseara, Araguacema, Dois Irmãos, Goianorte e Couto Magalhães. Contamos com uma ampla fiscalização por via aquática, terrestre e com a utilização de drones. Foram fiscalizados os rios Caiapó, Piranhas, Banal e Araguaia."

Foto: Naturatins

Proibições durante o período da Piracema: As portarias nº 155/2023, da piracema, e portaria conjunta nº 04/2023, da pesca profissional, estão em vigor desde 1º de novembro. Durante o período de quatro meses, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades nos rios, lagos e outros cursos hídricos do Tocantins. Campeonatos ou torneios de pesca também estão proibidos.

Permissões e orientações: São permitidas a pesca de subsistência por ribeirinhos e a pesca amadora esportiva na modalidade "pesque e solte" com a utilização de anzol sem fisga, desde que portando carteira de pesca amadora. A despesca, transporte e comercialização de espécies provenientes de pisciculturas licenciadas também estão autorizadas.

A fiscalização permanece ativa para garantir o cumprimento das normas e a preservação das espécies aquáticas durante o período da Piracema no Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias