Cidades

Hospital Regional de Augustinópolis Realiza Mutirão de Cirurgias Pediátricas Beneficiando 10 Crianças

Procedimentos de postectomia e hérnia foram realizados em pacientes do SUS, proporcionando cuidados essenciais para o desenvolvimento infantil

Por Redação

22/12/2023 às 15:59:18 - Atualizado há
Foto: André Araújo

A véspera do Natal foi marcada por um gesto nobre no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), onde 10 crianças receberam um presente antecipado em forma de cuidado e atenção. Na sexta-feira, 22 de dezembro, a instituição realizou um significativo mutirão de cirurgias eletivas pediátricas, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos foram conduzidos pelo Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH - Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins.

Ao todo, foram realizadas 10 cirurgias, sendo sete de postectomia e três de hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica). Durante o mês de dezembro, o Hospital Regional de Augustinópolis alcançou a marca de 82 cirurgias eletivas, abrangendo diversas especialidades como urologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cirurgia pediátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica e cirurgia geral.

A diretora do HRAUG, Vilma Jovino, enfatizou o compromisso contínuo da instituição com a saúde da comunidade. "O nosso hospital continua com a rotina de cirurgias eletivas e o Opera está a todo vapor neste mês de Dezembro. Apesar do período de férias e festividades, a saúde sempre será uma prioridade na vida das pessoas, então a nossa unidade tem mantido o cronograma de cirurgias eletivas, inclusive atingindo um grande número de pacientes beneficiados este mês acima do mês anterior, nas mais variadas especialidades. Hoje pudemos oferecer às nossas crianças da região, cirurgias necessárias para o desenvolvimento delas."

Foto: SES/TO

O mutirão proporcionou não apenas cuidados médicos, mas também alívio para as famílias. Marizon Gonçalves de Sousa, acompanhante de um dos pacientes, expressou sua satisfação: "O Davi Lucas, meu enteado, estava com problema de fimose e hoje viemos aqui para realizar a cirurgia. O procedimento foi realizado com sucesso, tudo rápido e tranquilo. Desde as consultas até a realização da cirurgia, foram uns dois meses mais ou menos de aguardo, mas a gente conseguiu, graças a Deus. Foi feito com sucesso, ocorreu tudo certinho, recebemos um bom atendimento sempre que viemos aqui. Deu tudo certo, eu gostei muito. Obrigado!"

O cirurgião pediátrico geral e oncólogico do HRAUG, Pablo Oliveira, ressaltou a importância do mutirão: "A importância da cirurgia pediátrica feita por um cirurgião pediátrico é de extrema importância, porque a criança precisa ser operada por um especialista na área. A demanda de crianças na cidade é bem grande e é de fundamental importância que sejam operadas por um especialista. Graças a Deus a gente está tendo a oportunidade de ajudar essas crianças, e que seja uma parceria de muito tempo." O mutirão destaca não apenas a eficiência do programa Opera Tocantins, mas também a dedicação da equipe em proporcionar cuidados excepcionais às crianças da região.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias