Cidades

Estiagem Severa no Sul do Tocantins Causa Morte de Animais e Prejuízos na Agricultura

Região sofre com a seca, rios secando e animais morrendo de fome. Agricultores enfrentam perdas na safra de soja. Prefeitura de Jaú do Tocantins declara situação de emergência.

Por Redação

27/12/2023 às 18:01:14 - Atualizado há
Foto: Defesa Civil de Talismã

A estiagem severa no sul do Tocantins está provocando impactos devastadores, com rios secando e animais morrendo de fome. A cidade de Talismã, por exemplo, enfrenta uma situação histórica de seca, onde o principal rio da região, o Canabrava, encontra-se totalmente seco. Vídeos registrados pela Defesa Civil local mostram a situação alarmante, com poças d'água sendo as únicas fontes restantes.

A falta de água está levando à morte de animais, principalmente bovinos, que sofrem com a escassez de pasto e água. A situação é dramática, com vacas magras e debilitadas, algumas agonizando de fome.

Foto: Defesa Civil de Talismã

Além dos impactos na pecuária, a estiagem também afeta a agricultura, com produtores enfrentando prejuízos na safra de soja. A falta de chuvas adequadas compromete o plantio e desenvolvimento das lavouras.

A cidade de Jaú do Tocantins já decretou situação de emergência devido à estiagem, e outros municípios avaliam medidas semelhantes. Os produtores, diante das perdas na safra, buscam a prorrogação da janela de plantio, aguardando ansiosamente por chuvas que possam reverter a situação.

Foto: Defesa Civil de Talismã

A situação é atribuída ao fenômeno El Niño, que tem causado seca em grande parte do centro e sudeste do Brasil. Apesar das expectativas de chuvas mais intensas no início de janeiro, a incerteza persiste, e os moradores da região sul do Tocantins aguardam com esperança a chegada de precipitações significativas para amenizar os impactos da estiagem.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias