Tocantins

IDEB+2030: Tocantins Traça Rota para a Excelência Educacional em Seminário de Gestores Escolares

Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) impulsiona iniciativa do Governo do Tocantins para elevar patamares da qualidade educacional.

Por Redação

13/01/2024 às 19:09:59 - Atualizado há
Foto: Marcio Vieira

Em um compromisso audacioso com a excelência educacional, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anunciou o lançamento do IDEB+2030 durante o Seminário "PROFE Líderes: Formação de Gestores Escolares", realizado em Palmas nesta sexta-feira, 12. Essa iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa elevar o sistema educacional do Tocantins a padrões comparáveis aos de países desenvolvidos.

Para os próximos dois anos (2025/2026), a meta ambiciosa do Governo é elevar os índices tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. No Ensino Fundamental, abrangendo anos iniciais e finais, o objetivo é ser o líder na Região Norte e figurar entre os dez primeiros do Brasil. No Ensino Médio, a aspiração é posicionar o Tocantins no topo da Região Norte e entre os cinco melhores do país.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a bússola que orienta essas metas, reunindo, em um indicador abrangente, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Esse índice desempenha um papel crucial como condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação, sendo a ferramenta para acompanhar as metas estabelecidas.

Foto: Marcio Vieira

Fábio Vaz, secretário da Educação, destacou a intenção de recompor as aprendizagens no pós-pandemia e elevar os índices educacionais do estado. "Queremos estar nas primeiras posições no IDEB, e para isso estamos planejando desde já, traçando metas para termos no Tocantins uma educação cada vez mais transformadora e que seja exemplo para o Brasil."

Celestina Souza, superintendente de Educação Básica da Seduc, sublinhou que o IDEB considera tanto o desempenho dos alunos em exames padronizados quanto o índice de aprovação para avaliar a qualidade educacional. "Um sistema educacional ideal deve garantir que todos os estudantes tenham acesso à escola, evite repetências e evasão, e, acima de tudo, alcance um aprendizado significativo. Essa abordagem holística é fundamental para promover uma educação de qualidade." O IDEB+2030 surge como a trilha para consolidar esses princípios e colocar o Tocantins no cenário internacional da excelência educacional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias