Tocantins

Chuvas e Ventos Fortes no Carnaval do Tocantins: Prepare-se para um Final de Semana Molhado

Grupo Storm alerta para condições meteorológicas adversas durante o Carnaval, com mudança prevista a partir da segunda-feira.

Por Redação

08/02/2024 às 18:40:32 - Atualizado há
Foto: Eduardo Azevedo

Se você está se preparando para curtir o Carnaval no Tocantins, é importante se preparar também para um final de semana chuvoso e com ventos fortes no Estado. Segundo informações do Grupo Storm, especializado em monitoramento meteorológico em parceria com a Energisa, o Tocantins enfrentará chuvas intensas e ventos de até 70 km/h entre os dias 10 (sábado) e 11 de fevereiro (domingo). A partir da segunda-feira, 12, o clima deve se estabilizar, com o sol aparecendo e a temperatura subindo acima da média.

A meteorologista e consultora do Grupo Energisa, Ana Paula Paes, detalhou a previsão para cada dia do Carnaval. Nos primeiros dias, as regiões mais afetadas serão o Norte e o Centro-Leste do Estado. No sábado (10), a atenção se volta para o Centro-Sul do Tocantins, enquanto no domingo as chuvas intensas começarão a reduzir, mas ainda exigirão cautela, especialmente no Sudoeste e Norte do Tocantins. Na segunda-feira, a instabilidade diminuirá, as chuvas serão mais leves e a temperatura deve aumentar, ficando acima da média.

Devido à intensidade da chuva prevista, a Energisa recomenda que os clientes também estejam atentos à segurança com a rede elétrica. Durante uma tempestade, é fundamental retirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar curto-circuitos ou danos aos aparelhos. Evite mexer em cabos ou antenas para prevenir choques elétricos. Em áreas com risco de enchentes ou alagamentos, deixe o disjuntor desligado e não toque em fiação ou cabos desgastados.

Foto: Eduardo Azevedo

A concessionária de energia também orienta sobre a segurança durante o Carnaval. Ao acompanhar os blocos ou trios elétricos, mantenha uma distância segura da rede elétrica, evitando o contato com cabos caídos. Em caso de colisão entre veículos e postes de energia, evite o contato com cabos caídos e partes metálicas dos veículos. Não direcione objetos como serpentinas, jatos de espuma e fogos de artifício para as redes elétricas. Evite fixar decorações em postes ou redes elétricas e não manipule cabos de energia, mesmo com luvas isolantes.

Para garantir o fornecimento adequado de energia durante eventos temporários, como blocos de carnaval e festas particulares, solicite uma ligação temporária à Energisa com antecedência. Isso ajuda a prevenir acidentes e assegurar o sucesso das celebrações. Em caso de emergência ou falta de energia, entre em contato com a Energisa pelos canais digitais disponíveis.

Com essas orientações, aproveite o Carnaval com segurança e responsabilidade, garantindo momentos de diversão e alegria para todos!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias