Tocantins

Custodiado de Unidade Penal de Arraias é Aprovado em 1º Lugar no Curso de Matemática na UFT

Sucesso Educativo em Meio à Adversidade: Mais um exemplo de reinserção através da educação nas prisões.

Por Redação

10/02/2024 às 19:02:06 - Atualizado há
Foto: Seciju

Na Unidade Penal de Arraias, um feito extraordinário ressalta a importância da educação como agente transformador de vidas: L.M.S, custodiado, alcançou a primeira colocação no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus Arraias. Sua conquista exemplifica o potencial de reintegração social e superação por meio do acesso ao ensino superior, mesmo em meio às adversidades do sistema penal.

L.M.S foi um dos doze custodiados que se inscreveram para vagas nos cursos de Pedagogia, Matemática e Direito na UFT, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Sua aprovação na primeira posição, concorrendo na vaga de ampla concorrência, é motivo de orgulho para toda a comunidade carcerária e para aqueles que acreditam na transformação através da educação.

O chefe da Unidade Penal Regional, o policial penal Fernando Fernandes, destaca o papel fundamental da educação na reintegração social dos reeducandos. Ele enfatiza que o acesso ao ensino superior abre portas para novas oportunidades de vida e ressalta o compromisso das parcerias entre a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), as Secretarias de Educação e o Sistema Penal em proporcionar essa oportunidade aos custodiados.

Para L.M.S, a jornada rumo à aprovação representou uma verdadeira transformação. Mesmo enfrentando os desafios do ambiente prisional, ele buscou oportunidades de aprendizado, participando de programas de remição pela leitura e se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). Sua dedicação e perseverança foram recompensadas com a notícia da aprovação, um momento de realização pessoal e familiar.

"Mesmo privado de liberdade, posso dizer que tive a oportunidade de ver renascer um sonho que nunca deveria morrer em ninguém", compartilha L.M.S. Sua história é um testemunho inspirador de que a educação é uma ferramenta poderosa de transformação, capaz de abrir caminhos e possibilitar novas perspectivas, independentemente das circunstâncias adversas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias