Tocantins

Mais de 67 mil raios atingem o Tocantins durante o final de semana chuvoso

Energisa compartilha dicas de segurança para enfrentar as chuvas e descargas atmosféricas.

Por Redação

04/03/2024 às 20:06:54 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O último final de semana foi marcado por intensas chuvas e uma atividade elétrica impressionante no estado do Tocantins. Com um total de 67.407 raios registrados, sendo 55.666 no domingo e 11.741 no sábado, a região presenciou um espetáculo da natureza com a manifestação de descargas atmosféricas em diversas localidades. A previsão para a primeira semana de março indica a continuidade do clima instável, com possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento que podem alcançar até 60 km/h.

Segundo informações do Grupo Storm, especializado em monitoramento climático, as regiões Norte, Centro-leste e extremo Sul do Tocantins devem ser as mais afetadas. A meteorologista Ana Paula Paes ressalta que as rajadas de vento podem atingir valores entre 40 a 60 km/h, com temperaturas estáveis, e destaca que é importante que a comunidade adote medidas preventivas durante esses períodos.

Foto: Divulgação

O coordenador da Energisa, Tony Franco, alerta para a necessidade de precaução durante tempestades, especialmente devido à alta frequência de descargas elétricas no estado. Ele orienta desconectar os aparelhos elétricos das tomadas e evitar manipular cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos. A concessionária reforça algumas medidas simples para se proteger durante tempestades, como evitar contato com objetos metálicos ligados à eletricidade e permanecer dentro de veículos, que oferecem proteção contra raios.

A Energisa Tocantins também fornece orientações sobre como se proteger durante tempestades, incluindo evitar tomar banho, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e não manipular equipamentos conectados à rede elétrica ou telefônica. Em caso de fios elétricos caídos na rua, a recomendação é manter distância e comunicar a ocorrência à concessionária.

A empresa destaca a importância de os clientes comunicarem ocorrências envolvendo a rede elétrica através de seus canais de atendimento, visando uma resposta rápida e eficaz para garantir a segurança da população.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias