Cidades

Prefeitura de Gurupi destaca importância da vacinação contra o HPV

Campanha visa conscientizar sobre os riscos do vírus e promover a prevenção do câncer.

Por Redação

04/03/2024 às 20:59:19 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça a relevância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), especialmente no Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV, celebrado em 4 de março. O HPV representa uma ameaça significativa à saúde pública, sendo responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino e outras complicações como verrugas genitais.

A vacinação contra o HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município de Gurupi. Destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses. A coordenadora de imunologia da Semus, Nara Noleto, ressalta a importância da vacinação dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.

Foto: Josy Donato

Além disso, a conscientização sobre o HPV será abordada em uma ação na USF do setor Campo Bello, nesta terça-feira, 05, às 07h30. O evento, que faz parte das atividades em alusão ao mês da mulher, contará com a participação de profissionais da área médica e representantes de instituições de saúde.

O HPV é a doença sexualmente transmissível com maior incidência no mundo, afetando cerca de 600 milhões de pessoas globalmente a cada ano. A vacinação é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero, vagina, vulva, boca, garganta, pênis e ânus.

Embora tenha maior eficácia quando administrada antes do início da vida sexual, a vacinação contra o HPV pode ser realizada posteriormente, inclusive por pessoas que já tiveram infecções pelo vírus. Estudos conduzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram a segurança da vacina, contribuindo para a proteção da saúde pública.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias