Cidades

Prefeitura de Gurupi promove evento de conscientização sobre câncer de colo do útero no setor Campo Bello

Evento "Março Lilás" oferece serviços de saúde e orientações sobre prevenção do câncer de colo do útero.

Por Redação

05/03/2024 às 16:05:47 - Atualizado há
Foto: Lino Vargas

A Unidade de Saúde da Família (USF) do setor Campo Belo, em Gurupi, foi o centro das atenções na manhã desta terça-feira, 05, durante o evento "Março Lilás", dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero (CCU) entre as mulheres. Promovido pela Prefeitura de Gurupi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gurupi e o Hospital de Amor, o evento ofereceu uma variedade de serviços de saúde e oportunidades de informação.

Entre os serviços oferecidos estavam testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, aferição da pressão arterial e glicemia, além de sessões de alongamento com fisioterapeutas e coleta de preventivo citológico.

Foto: Lino Vargas

A dona de casa Edilaine da Silva Farias compartilhou sua experiência ao participar do evento e realizar o exame papanicolau. Ela destacou a importância da prevenção e a facilidade do procedimento, encorajando outras mulheres a cuidarem de sua saúde.

Durante o evento, a ginecologista Thaís Passos conduziu um bate-papo informativo sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), destacando sua relação com o câncer de colo uterino. Ela enfatizou a importância da detecção precoce por meio do exame preventivo (Papanicolau) e ressaltou medidas preventivas, como a vacinação contra o HPV e o uso do preservativo.

Foto: Lino Vargas

Além da ginecologista, participaram do bate-papo a coordenadora de apoio ao paciente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Maria de Fátima Nassif, e a coordenadora de ações e voluntários do Hospital de Amor em Gurupi, Danielle Silva.

O evento "Março Lilás" reforça o compromisso da Prefeitura de Gurupi em promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero e oferecer serviços de saúde essenciais para a comunidade.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias