Tocantins

Governo do Tocantins Celebra Contribuição das Mulheres Cientistas com Lançamento do Edital "Rosas da Ciência"

Iniciativa visa fomentar pesquisas lideradas por mulheres e promover equidade de gênero na ciência e tecnologia do estado.

Por Redação

13/03/2024 às 16:36:03 - Atualizado há
Foto: Antônio Gonçalves

Nesta terça-feira, 12, o Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), realizou o 2º Café Mulheres na Ciência, um evento que destacou o importante papel das mulheres na comunidade científica, tecnológica e inovadora do estado. Mais de 80 pesquisadoras tocantinenses estiveram presentes no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Brasília/DF, para celebrar suas contribuições e discutir estratégias para promover a igualdade de oportunidades na área.

O evento, realizado em alusão ao mês das mulheres, foi marcado pelo lançamento do edital "Rosas da Ciência", fruto de uma parceria entre a FAPT e a Secretaria da Mulher, com um investimento total de R$ 500 mil. Este edital tem como objetivo estimular a pluralidade, diversidade e internacionalização por meio do financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica coordenados exclusivamente por mulheres em diversas áreas do conhecimento.

A presidente da FAPT, Germana Pires, ressaltou a importância desta iniciativa para combater as desigualdades de gênero no ambiente da pesquisa. "O projeto 'Rosas da Ciência' visa incentivar a participação das mulheres na ciência, tecnologia e inovação, reduzindo as disparidades existentes e promovendo um futuro mais igualitário e promissor para todas. Este é um passo importante na busca pela equidade de gênero e pelo reconhecimento do talento e da capacidade das mulheres cientistas do Tocantins", afirmou.

A secretária-executiva da Secretaria da Mulher, Warner Pires, destacou a relevância da parceria com a FAPT para promover o avanço das mulheres na ciência. "O Governo do Tocantins está comprometido em reconhecer e valorizar as mulheres e suas contribuições para a ciência. Esta parceria é fundamental para garantir que as pesquisadoras tenham acesso aos recursos necessários para desenvolver seus projetos e para estimular o crescimento da participação feminina na área", ressaltou.

As inscrições para concorrer às bolsas de pesquisa podem ser realizadas até o dia 30/04, através do e-mail [email protected], com o assunto "EDITAL FAPT Nº 01/2024 ROSAS DA CIÊNCIA". O resultado final será divulgado no site da FAPT em 18/06. Mais informações podem ser encontradas no edital disponível aqui.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias