Tocantins

Hospital Geral de Palmas Realiza Mutirão de Exames de Colonoscopia em Parceria com Sociedade Médica

Ação durante o mês de março busca prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, beneficiando 40 pacientes.

Por Redação

16/03/2024 às 19:37:46 - Atualizado há
Foto: André Araújo

O Hospital Geral de Palmas (HGP) está promovendo um mutirão de exames de colonoscopia em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Tocantins (SOBED-TO), como parte da campanha Março Azul, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Durante o mês de março, 40 pacientes foram selecionados para receberem o procedimento.

A iniciativa visa alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, além de reduzir as filas de espera para realização desse exame. Os pacientes selecionados estão sendo atendidos aos finais de semana no setor de Imaginologia do HGP.

A médica gastroenterologista e endoscopista do HGP, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini, destacou a importância do mutirão para proporcionar diagnóstico mais preciso aos pacientes e agilizar o processo de tratamento.

Segundo o médico coordenador do serviço de endoscopia do HGP e presidente da SOBED-TO, Fernando Miyamoto, a colonoscopia é essencial para a prevenção do câncer colorretal, especialmente para indivíduos assintomáticos entre 45 e 55 anos.

O mutirão teve início no sábado, 02 de março, e ocorre todos os finais de semana do mês. O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, ressaltou a importância do mutirão para reduzir a fila de pacientes que aguardam o exame de colonoscopia, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, em 2023, foram registrados 150 novos casos de câncer colorretal no Tocantins. Atualmente, mais de 80 pacientes recebem tratamento nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) do HGP e do Hospital Regional de Araguaína.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias