Tocantins

Tocantins Lidera na Geração de Empregos na Região Norte em Janeiro de 2024, Revela Caged

Estado registra saldo positivo de 1.447 novos empregos, destacando-se como líder na região e apresentando crescimento de 21,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Por Redação

17/03/2024 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O Tocantins surge como destaque na geração de empregos na região norte do Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em janeiro de 2024, o estado registrou um saldo positivo de 1.447 novos empregos, posicionando-se em primeiro lugar entre os estados da região.

Este crescimento expressivo representa uma evolução significativa em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando um aumento de 21,9% na geração de empregos. Esses números refletem um cenário promissor para o mercado de trabalho tocantinense e sinalizam oportunidades crescentes para os trabalhadores locais.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, enfatiza a importância desses dados e destaca o compromisso contínuo do estado em fornecer oportunidades de emprego para os cidadãos. Ele ressalta a necessidade de manter os cadastros atualizados no Sistema Nacional de Empregos - Sine, aproveitando as capacitações e orientações profissionais disponíveis nas unidades do estado.

A Construção Civil desponta como o setor de maior destaque na geração de empregos, registrando um saldo positivo de 322 novos postos de trabalho. Essa surpreendente performance contraria as expectativas para o mês de janeiro, tradicionalmente marcado por baixas contratações devido às condições climáticas desfavoráveis.

Outros setores que contribuíram significativamente para o saldo positivo de empregos incluem Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura, Administração Pública e Comércio.

A movimentação do mercado de trabalho nas principais cidades do estado também reflete esse crescimento. Palmas, Araguaína e Porto Nacional lideram, registrando um saldo positivo de 414, 208 e 138 novos postos de empregos, respectivamente.

O Caged, como um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, fornece dados valiosos para avaliar o desempenho do mercado de trabalho. A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins utiliza essas informações para orientar suas ações e estratégias, buscando diminuir a distância entre oferta e demanda de empregos.

Para conferir as vagas disponíveis nos postos do Sine Tocantins, os trabalhadores podem acessar o site da Setas. Além disso, o atendimento presencial e o Aplicativo Sine Fácil oferecem opções para os interessados em concorrer às oportunidades de emprego.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias