Tocantins

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado com amor e inclusão pela SES-TO

Famílias e crianças assistidas pela Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência são recebidas com carinho e apoio em evento especial.

Por Redação

21/03/2024 às 17:26:40 - Atualizado há
Foto: Dayana Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) abraçou com amor e inclusão a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Em um evento caloroso realizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), em Palmas, as crianças e famílias assistidas pela Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência foram recebidas com um acolhedor café da manhã e carinhosos mimos distribuídos pelos colaboradores do CER III.

A data, marcada pelo dia 21 de março, destaca-se internacionalmente como um momento para sensibilizar a sociedade sobre os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. O 21/3 faz alusão à falha genética no par 21 de cromossomos, presente na condição, conhecida como trissomia.

Rosa Helena Ambrosio de Carvalho, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPD/SES-TO), ressaltou a importância da conscientização para garantir direitos igualitários e inclusão. "Nascer com Síndrome de Down não é um obstáculo para uma vida plena. É fundamental que famílias e sociedade estejam conscientes sobre essa condição genética, para que indivíduos com Down recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento e inclusão social efetiva", destacou.

Foto: Dayana Nascimento

Jaida Pereira da Fonseca Milhomem, mãe da pequena Milena, compartilhou sua experiência e a importância do acompanhamento oferecido no CER III. "Nossos filhos não são diferentes, eles precisam apenas de apoio para desenvolverem todo o seu potencial. O CER não só oferece esse suporte profissional, mas também nos acolhe como família. Somos imensamente gratos por encontrarmos aqui o cuidado e amor que nossos filhos merecem", expressou emocionada.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Tocantins oferece acompanhamento nas unidades estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS), nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), presentes em Palmas, Araguaína, Colinas e Porto Nacional. Com equipes multidisciplinares, esses locais garantem atenção integral às pessoas com Síndrome de Down, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento.

No Tocantins, o acesso ao SUS é facilitado por meio das 412 unidades básicas de saúde distribuídas pelos 139 municípios. Pessoas com deficiência têm direito à atenção integral à saúde, incluindo serviços básicos e especializados, reforçando o compromisso do estado com a saúde e inclusão de todos os seus cidadãos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias