Tocantins

Aleto e Instituto Crespas-TO lançam campanha contra a discriminação racial

No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, Assembleia Legislativa do Tocantins e Instituto Crespas-TO unem esforços em prol da conscientização.

Por Redação

21/03/2024 às 17:31:35 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Maju Cotrim

Em uma iniciativa conjunta, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em parceria com o Instituto Crespas-TO, lança a Campanha "Conscientização" no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. Idealizada pela jornalista Maju Cotrim, presidente do Instituto Crespas-TO, a campanha visa combater o preconceito por meio da veiculação de vídeos educativos pela TV Assembleia, destacando o papel das brincadeiras pejorativas e expressões corriqueiras na perpetuação do racismo.

Expressões como "Lista negra", "Da cor do pecado" e "A coisa está preta" são analisadas nos vídeos, revelando como essas palavras reforçam estereótipos e inferiorizam pessoas negras. Maju Cotrim ressalta a importância de reconhecer o racismo como passo fundamental para combatê-lo, destacando que muitas vezes ele se manifesta de forma velada, camuflado sob o disfarce de brincadeiras inofensivas.

A jornalista aponta ainda que a falta de seriedade na abordagem do tema contribui para a perpetuação do racismo na sociedade, uma vez que muitos não reconhecem suas atitudes como discriminatórias. A negação do racismo como problema real faz com que ele se enraíze ainda mais nas instituições e na sociedade em geral.

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituído pela ONU, relembra o "Massacre de Shaperville" em 21 de março de 1960, onde 69 pessoas foram mortas e outras 186 ficaram feridas em Joanesburgo, África do Sul. O massacre ocorreu durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que restringia os movimentos dos negros através de um sistema de identificação.

A campanha lançada pela Aleto e pelo Instituto Crespas-TO visa não apenas conscientizar, mas também inspirar ações concretas na luta contra a discriminação racial, promovendo a igualdade e os direitos sociais para todas as raças.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias