Tocantins

Governador do Tocantins busca inovações na produção de cacau durante visita à Bahia

Comitiva liderada por Wanderlei Barbosa explora métodos e tecnologias para impulsionar o cultivo de cacau no estado.

Por Redação

26/03/2024 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Adilvan Nogueira

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita técnica à Bahia nesta segunda-feira, 25 de março de 2024, com o objetivo de explorar métodos e tecnologias inovadoras para impulsionar a produção de cacau no estado. A comitiva, composta por representantes do governo e produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, teve como foco a avaliação das práticas agrícolas empregadas pela BioBrasil Produção de Mudas, uma empresa do grupo Schmidt.

Em Barreiras, a comitiva visitou as instalações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), onde foram apresentadas técnicas e tecnologias utilizadas no plantio de culturas, com destaque para o cacau. O governador ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre os estados e a relevância do cacau como um produto de grande potencial econômico para o Tocantins.

Governador Wanderlei Barbosa - Foto: Adilvan Nogueira

O presidente da BioBrasil, Moisés Schmidt, destacou a importância da tecnologia na agricultura e expressou o compromisso da empresa em colaborar com o desenvolvimento rural no Tocantins. Ele enfatizou a sinergia entre a feira Agrotins e as iniciativas privadas, visando a implementação de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.

A produção de cacau no cerrado tem se destacado como uma oportunidade de negócio promissora para o Tocantins. Empresas como a BioBrasil estão investindo em técnicas de cultivo adaptadas ao clima e solo da região, oferecendo possibilidades de produção a pleno sol e alta produtividade. Essas práticas podem ser facilmente transferidas para o Tocantins, que compartilha características semelhantes com o oeste baiano.

Em Riachão das Neves, a comitiva visitou viveiros de plantas e plantações de cacau, onde foram apresentados os métodos de cultivo e os melhores manejos agrícolas. O secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, destacou o potencial do cacau como uma cultura altamente rentável e adaptável para produtores de diferentes escalas.

Foto: Adilvan Nogueira

O prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo, destacou o potencial do bioma dos estados na produção de cacau e agradeceu a visita do governador. Os produtores locais, como Valdecir da Costa, mostraram-se otimistas com as possibilidades de implementação das técnicas aprendidas na visita, destacando o potencial de rendimento para os pequenos produtores.

A visita técnica à Bahia representa um passo importante na busca por inovação e desenvolvimento na agricultura do Tocantins, com o cacau emergindo como uma cultura promissora para impulsionar a economia rural do estado.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias