Tocantins Turismo

Tocantins e Maranhão podem unificar rota turística entre Jalapão e Chapada das Mesas

Os dois parques nacionais de preservação ficam na região limite entre os estados

Por Fernanda Cappellesso com informações da assessoria de imprensa

23/07/2021 às 08:15:47 - Atualizado há
As duas são referencia do Jalapão

A Chapada das Mesas e o Jalapão devem se tornar uma rota única turística. A união se dará caso haja entendimento entre os governos dos dois estados. A possibilidade da proposta foi apresentada na tarde de ontem, quinta-feira, 22, pelos govenadores Mauro Carlesse e Flávio Dino em uma reunião técnica conjunta, que trata de projetos de integração entre os dois estados.

A integração das rotas é defendida por gestores de municípios do Jalapão, que também defendem uma análise rigorosa e capacitação do trade turístico. A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa, demonstrou que a união das rotas é de interesse do município, que faz divisa com o maranhense Alto Parnaíba, mas afirmou que precisa de estudo e capacitação.

As duas regiões são importantes regiões turísticas para seu estado origem. No Maranhão, Parque Nacional da Chapada das Mesas, é um dos mais novos parques criados no Brasil. A unidade, nascida em 2005, abrange 160 mil hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

As águas cristalinas são um destaque da Chapada das Mesas
O santuário maranhense tem incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.

Já no tocantinense Jalapão, existem áreas de conservação para garantir a preservação da fauna e flora do cerrado. Uma delas é a Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão, com 461 mil hectares, que abrange parte dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. A APA abriga um dos principais atrativos turísticos da região, a Cachoeira da Velha.

A região também conta com o Parque Estadual do Jalapão, que abrange uma área de quase 160 mil hectares no município de Mateiros. É o maior parque estadual do Tocantins e sua vegetação é predominantemente de cerrado e campo limpo com veredas. A rota turística do Jalapão dispõe de cenários ideais para o ecoturismo e o turismo de aventura com suas dunas, serras, cachoeiras, rios e corredeiras.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias