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Profissionalizar a contratação do frete no agronegócio reduz custos com a operação

Plataforma desenvolvida pela goFlux j√° proporcionou aos clientes uma economia de R$150 milh√Ķes, tornando mais eficiente, seguro e barato o deslocamento das principais commodities do setor pelo modal rodovi√°rio

Por Fernanda Cappellesso com informações de Kassiana Bonissoni

27/07/2021 às 09:06:09 - Atualizado h√°

De acordo com o Comunicado Técnico da Confedera√ß√£o da Agricultura e Pecu√°ria do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avan√ßados em Economia Aplicada (Cepea), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve em 2020 uma expans√£o recorde ampliando para 26,6% sua participa√ß√£o do setor no PIB total do país, contra 20,5% em 2019. Tamanha responsabilidade exige que o setor seja cada vez mais eficiente.

Para isso, os produtores esbarram em um problema prim√°rio: a contrata√ß√£o de frete. Segundo Rodrigo Gon√ßalves, Co-Fundador e CEO da goFlux, logtech que desenvolve solu√ß√Ķes de tecnologia, intelig√™ncia e produtos financeiros para o mercado de transporte rodovi√°rio, a maioria das negocia√ß√Ķes de transporte de carga é feita por aplicativos de conversas instant√Ęneas, por telefone ou e-mail, sem nenhum compliance e governan√ßa de processo.

"O modo como é feito hoje por muitas empresas, deixa um espa√ßo muito grande para propinas por n√£o ter intelig√™ncia envolvida no processo de escolha da transportadora. Além disso, limita o processo de negocia√ß√£o", destaca.


No modelo atual, a contrata√ß√£o de frete mais cara porque algumas empresas optam por ter um portfólio de fornecedores "cativos" em nome do nível de servi√ßo ou do menor esfor√ßo. Com isso, de acordo com o especialista, fornecedores se acomodam e o contratante perde o poder de barganha de negociar em um modelo que incentive a concorr√™ncia pelas cargas e rotas.


Solu√ß√£o disponível


Antes da goFlux, a conex√£o entre as duas pontas era muito complicada porque todas as solu√ß√Ķes existentes tinham o foco em desintermediar, ou seja, tirar a transportadora do processo. Mas quem conhece o mercado, sabe que a empresa de transporte presta um papel fundamental na cadeia. "Tem-se a ilus√£o de que é possível eliminar a transportadora e contratar o motorista diretamente é a solu√ß√£o, mas entendemos que isso n√£o gera competitividade, traz riscos grandes ao contratante e n√£o resolve o problema real do setor", ressalta Gon√ßalves.


Já utilizando a plataforma da goFlux, para cotação, negociação e gestão de fretes rodoviário, o embarcador tem diversas modalidades de contratação. Por exemplo, ele pode lançar uma oferta de carga com preço definido, onde uma quantidade muito maior de transportadoras pode acessar e aceitar o frete definido pelo embarcador.

"Temos um produto único no mercado, o goFlux View, que opera o mais completo big data de fretes do mercado e utiliza algoritmos que ajudam a predizer a varia√ß√£o do frete futuro, auxiliando o embarcador na defini√ß√£o do pre√ßo à ser contratado com base numa amostragem exponencial do mercado. Com o uso dessas e de outras metodologias, j√° ajudamos nossos clientes a economizar mais de R$150 milh√Ķes em fretes desde 2018", diz Rodrigo.


Conformidades


Ao fazer uso da plataforma da goFlux, os embarcadores n√£o correm o risco de contratarem fretes fora de conformidade, ou seja, que n√£o estejam de acordo com as leis, regulamentos e diretrizes estabelecidas, todas as cargas s√£o amparadas por um contrato de transporte, dando transpar√™ncia e seguran√ßa para ambos. Segundo o CEO da startup, este é um dos maiores problemas e que poucas empresas se atentam.

Se observarmos o nível de compliance envolvido numa √°rea de procurement, por exemplo, e compararmos com compra de frete, existe um caminho enorme a percorrer. Numa √°rea de compras nas médias e grandes empresas, n√£o se compra uma resma de papel que n√£o seja suportada por um processo formal de cota√ß√£o, negocia√ß√£o transparente e entre outros.

J√° no mercado de fretes se negociam milh√Ķes de reais pelo WhatsApp, sem nenhum controle, com enormes riscos. Além de n√£o ter rastreabilidade do processo, o risco de concentra√ß√£o e favorecimento é enorme. "Isso precisa mudar, e a nossa tecnologia endere√ßa justamente esse problema, fornecendo uma plataforma segura, digital e transparente onde h√° prote√ß√£o para ambos, contratante e contratada e pode-se auditar todo processo sem perder a agilidade no mercado", afirma o Gon√ßalves.


Ainda segundo ele, o conceito da plataforma é de dar acesso exponencial ao mercado de transportadoras através de uma mesa de fretes digital que permite que eles sejam cotados e negociados como uma bolsa. Milhares de ofertas de fretes, com centenas de transportadoras atuando em tempo real, tudo isso com transpar√™ncia, compliance, regras e agilidade. "Estamos provando que é possível sim centralizar o processo, tirando a pessoalidade da contrata√ß√£o, fazendo com que o contratante possa ter uma vis√£o muito abrangente do mercado, estimulando a concorr√™ncia e maximizando seus resultados", finaliza o CEO.

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