Tocantins

Governo admite estoque crítico de materiais para intubar pacientes, mas nega desabastecimento

Por GG Notícias

05/03/2021 às 02:58:11 - Atualizado há

Informação foi confirmada após o Ministério Público questionar na Justiça uma suposta escassez de insumos no Hospital Geral de Palmas. Situação mais grave seria a dos tubos de 6,5 mm, 7,0 mm e 7,5 mm. Hospital Geral de Palmas está com estoque crítico para alguns insumos
Reprodução/TV Anhanguera
O Governo do Tocantins admitiu nesta quinta-feira (4) que o estoque de alguns materiais usados na intubação de pacientes está crítico no Hospital Geral de Palmas, o maior da rede pública tocantinense. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que está fazendo remanejamentos e entrando em contato com fornecedores, mas negou que haja desabastecimento.
A informação foi confirmada após o Ministério Público do Tocantins questionar na Justiça a suposta escassez de insumos do tipo no HGP. A nota da SES não esclarece exatamente quais são os insumos em falta, mas segundo a 27ª Promotoria de Justiça da Capital a situação mais crítica é dos tubos endotraqueais de 6,5 milímetros (mm), 7,0 mm e 7,5 mm.
Todos estes equipamentos são usados para intubação de pacientes com a Corona Vírus e também em outras situação, como traqueostomias de emergência ou em cirurgias em que é necessário aplicar anestesia geral.

A SES informou que os produtos ficaram com os estoques mais baixos em função do pico da pandemia. Nesta quinta, todos os hospitais que atendem pacientes do SUS em Palmas estão com 100% de lotação nas UTIs para Corona Vírus, inclusive o HGP.

No pedido feita à Justiça, o MP solicitou que a secretaria apresente os números atuais do estoque e a cotação para a compra de novos insumos. A ideia é viabilizar um eventual bloqueio de verbas para uma compra emergencial. O pedido é da promotora Araína Cesárea D"Alessandro. Sobre o processo judicial, a SES disse que ainda não foi notificada.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia