Opinião Walt Disney

A fantástica história de luta, superação e sucesso do gênio das animações

Por Redação Brasil Paralelo

29/08/2021 às 11:50:56 - Atualizado há

Aos 7 anos de idade, já ele se inspirava nos animais da fazenda para desenhar seus primeiros esboços. Recebia incentivos da mãe, que era professora, mas era pelo pai recriminado.

Mais tarde, seu pai adoeceu e vendeu a fazenda, assim, a família toda se mudou para a cidade de Kansas City. Lá, Elias adquiriu os direitos de distribuição de um jornal.

Lá conseguiu um emprego como cartunista e conheceu Ub Iwerks, amigo que o acompanharia em boa parte de sua trajetória.


Walt Disney foi vendedor e cartunista


Porém, não durou muito no novo emprego. Walt Disney foi acusado de preguiçoso e sem criatividade.

Desempregado, certo dia resolveu ir ao cinema e viu a animação Branca de Neve e ficou fascinado com as imagens na tela. Essa experiência mudou seu caminho.



O início de sua carreira

início da história de Walt Disney e sua carreira


Em 1920, aos 19 anos de idade e após Ub também ser demitido do emprego, fundou com ele a Iwerks Disney, cuja sede foi assentada em um celeiro. Em tal lugar, havia apenas uma mesa onde ambos criavam seus desenhos e compartilhavam seus sonhos. A empresa durou apenas um mês, mas traçou o rumo que Walt Disney seguiria.

Ambos voltaram ao mercado de trabalho, e Disney conseguiu um bom emprego: animador de desenhos para o cinema local.

Algum tempo depois, negociou com uma distribuidora um contrato para a produção de seis animações. O pagamento viria após a entrega. Walt Disney fez um empréstimo e bancou as produções, mas a distribuidora declarou falência sem entregar um centavo.

Aos 22 anos, Walt Disney experimentou pela primeira vez na sua história a falência de sua empresa.



A criação do Disney Brothers Studio e do personagem Mickey Mouse

A história de Walt Disney é cheia de lições que ele absorveu e incorporou em sua vida. Uma delas é a importância de cada funcionário da empresa ter seu papel bem definido. Walter Elias, vendo suas falhas na administração dos bens de suas empresas anteriores, decidiu convidar seu irmão Roy para ser gerente financeiro da nova companhia.

Assim, no ano de 1924, com um empréstimo em mãos, eles fundaram a Disney Brothers Cartoon Studio.

"Toda a adversidade que eu tive na minha vida, todos os problemas e obstáculos, me deixaram mais forte… Você pode não perceber quando isso acontece, mas um chute no dente pode ser a melhor coisa no mundo para você".

Essa famosa frase de Walt Disney realmente norteou-lhe toda a vida.

Foi então que surgiu a criação que mudaria o mundo do entretenimento para sempre. Walt Disney chegou em seu estúdio com a ideia de um rato, educado e honesto. Cujo nome era Mortimer Mouse, e ele mostrou para Ub o rascunho do que seria seu novo personagem.

Ele sempre analisava minuciosamente os seus concorrentes e percebia que os desenhos que concorriam com o coelho Oswald, com a Betty Boop e com o gato Félix, por exemplo, eram rudimentares, brutos e traziam conteúdos violentos.

Walt Disney queria algo diferente, que fosse realmente a cara do que é sua marca e sua empresa.

"A maneira certa de começar é parar de falar e começar a fazer" (Walt Disney).

Reuniu o restante da empresa e pôs mãos à obra. Ub aprimorou os rabiscos de Walt e a esposa Lillian escolheu um nome melhor que Mortimer. Nascia ali o famoso Mickey Mouse.

Mickey Mouse se tornou um verdadeiro fenômeno norte-americano: todos queriam comprar um de seus bonecos e foi dessa forma que Walt Disney se tornou a primeira celebridade oriunda do mundo da animação.

A partir desse momento, a história de Walt Disney e seu sucesso são representados por uma escalada vertiginosa.



Um projeto ambicioso: a criação da Disneylândia

mapa da criação da disneylandia


"Além dos desenhos animados, Disney mudou a forma de recreação americana com o parque da Disneylândia. Obviamente, já existiam parques de diversão antes da Disneylândia, mas eram miscelâneas de brinquedos, jogos e espetáculos. Disney criou um conceito de parque de diversão como uma experiência completa da imaginação, um parque temático. Em vez de uma série de diversões e, do mesmo modo como seu desenho animado reinventou o desenho gráfico, o parque finalmente redefiniu o desenho urbano".

Depois do imenso sucesso das animações, Walt Disney não se contentou. Expôs para toda a equipe seu novo e ambicioso projeto: a Disneylândia. Um "mundo do faz de conta", um parque onde toda a família pudesse ir e experimentar um mundo mágico.

A Disneylândia foi inaugurada no dia 17 de julho de 1955, em Anaheim, na Califórnia. A procura por bilhetes superou todas as expectativas de seus idealizadores.


início da disneylandia

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia