Cidades Gastronomia Tocantinense

Paçoca de carne seca: Conheça essa iguaria típica do Tocantins

A famosa e saborosa comida faz parte das raízes do estado.

Por GG Notícias

21/10/2021 às 19:09:00 - Atualizado há

Paçoca salgada é um prato típico da culinária do Brasil. De origem indígena, é feita à base de farinha de mandioca e carne seca, ela é indispensável na culinária do norte do país. No cerrado, é tradição. A carne de sol, feita de um jeito especial, se transforma em um dos pratos mais gostosos e conhecidos do Tocantins.


Quando o assunto é praticidade, a tradicional paçoca além de reunir poucos ingredientes, é fácil de preparar e tem grande durabilidade.

O ingrediente principal é a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, que consiste num método de conservar alimentos de origem animal. As peças de carne, em geral bovina são salgadas e secas no sol, durante alguns dias. Sem necessidade de refrigeração, a paçoca era uma comida muito consumida nos tempos em que a energia elétrica ainda não existia.


No estado do Tocantins, a referência histórica do alimento é a cidade de Arraias (415km da capital Palmas). Mas, sem dúvida, em todas as regiões do estado a paçoca é consumida.

A receita da paçoca não é difícil, mas tem segredo, segundo moradores tradicionais da centenária Arraias. O segredo é fritar a carne seca em óleo bem quente e depois socá-la, no pilão (sem verniz), com alho picado e farinha de mandioca com grãos mais grossos. O resultado final dessa mistura maravilhosa é a paçoca de carne de sol, que pode ser consumida ainda quentinha no local.


O estabelecimento mais famoso que vende a paçoca na capital, Palmas, é o Rei da Paçoca. Criada no ano de 2001, a empresa começou suas atividades com a venda da autêntica paçoca de carne nas feiras da capital. Devido a busca constante do consumidor em ter o produto disponível todos os dias da semana, inaugurou um quiosque na Teotônio Segurado, quadra 402 sul.


No ano de 2017 abriu uma nova unidade no Capim Dourado Shopping e ainda continua com a barraquinha na feira da 304 sul toda terça e sexta feira, onde é possível observar o preparo da iguaria, por volta das 17h. Mas se prepara pra enfrentar fila, porque a paçoca é famosa e muito gostosa, então atrai até mesmo turistas que estão de passagem pela cidade.

Site da empresa: www.reidapacoca.com.br

Depois de falar tanta coisa boa desse prato típico da nossa região, O GG Notícias trouxe para você a receita da famosa paçoca de carne seca para você preparar em casa. Confira!


Ingredientes para a paçoca

  • 800 gramas de carne de sol
  • 1 cabeça de alho picado
  • 2 xícaras de óleo bem quente
  • 1 xícara de farinha de mandioca
  • Pimenta (opcional)

Modo de preparo

Depois da carne frita no ponto, em óleo bem quente, passe a carne de sol para ser triturada em um pilão.

Soque bastante a carne e coloque, aos poucos, o alho e a farinha de mandioca. Pronto, agora é só servir!

Dica: para o prato ficar ainda melhor, a sugestão é comer a paçoca quentinha com um cafézinho coado.

Huuum! Deu água na boca. Agora é só correr comprar sua paçoca, ou preparar um pouquinho dessa maravilha aí na sua casa. Bom apetite!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias