Cidades Monte do Carmo

Monte do Carmo (TO): conheça os encantos da centenária cidade que celebra aniversário

A cidade com quase 300 anos, é parte importante da história do estado do Tocantins.

Por GG Notícias

23/10/2021 às 16:00:00 - Atualizado há

Monte do Carmo está localizada a 89km da capital, Palmas, e tem uma população estimada em 6 000 habitantes. É uma cidade riquíssima em patrimônio histórico e religioso.

A história de Monte do Carmo começa a partir do descobrimento das minas de ouro, na primeira metade do século XVIII. Prossegue em 1741 com a fundação do Arraial de Nossa Senhora do Carmo. Isso lhe garante quase 300 anos de história.


O município de Monte do Carmo foi fundado no dia 23 de outubro de 1963. Hoje com 58 anos, a cidade é um pólo do turismo religioso do estado. Neste segmento do turismo, conta com um grande calendário de festas e eventos.


A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um símbolo arquitetônico da religiosidade da cidade e a Igreja de São Gonçalo que ficava no pé da serra do Carmo, era a igreja dos negros escravos, que ainda resiste ao longo do tempo testemunhando por suas ruínas. Isso já garante um bom passeio, mas o município ainda oferece muitos festejos, que estão entre os mais tradicionais do Tocantins.


As festas de maior destaque incluem a Festa do Divino Espírito Santo; da padroeira, Nossa Senhora do Carmo; de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião.

Outra festividade marcante do município ocorre no Domingo de Páscoa – a Folia do Divino (Festa do Imperador) – na qual os foliões deixam Monte do Carmo e percorrem as cidades vizinhas, no chamado Giro das Folias.

Feliz aniversário Monte do Carmo!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias