Especial Eleições 2022 Atenção

Quem deseja votar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, deve regularizar a situação até esta quarta-feira (4)

Então, fique ligado: com o documento regular, você evita problemas futuros.

Por GG Noticias

03/05/2022 às 10:00:00 - Atualizado há
Quem deseja votar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, deve regularizar a situação até esta quarta-feira (4). (Foto: divulgação)

Quem está com o título cancelado e não regularizar, não poderá votar em outubro. E, se não participar da eleição, não justificar e não pagar a multa, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade. A restrição prevista no Código Eleitoral não vale para o brasileiro residente no exterior que solicite novo passaporte para identificação e retorno ao Brasil.

Tem consequência financeira também. A pessoa não pode obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, nem em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Além disso, a eleitora ou o eleitor também fica impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e tomar posse. Também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Como dá para ver, além de garantir a participação na democracia, estar com o título de eleitor regular é um dos requisitos para que você acesse vários serviços no Brasil, conforme determina o Código Eleitoral. Confira nesta página do Portal do TSE todas as consequências.

Veja você também como ficar em dia com a Justiça Eleitoral nesta matéria do Portal do TSE.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias