Tocantins

Grande projeto da UMA ganha o deputado federal Carlos Gaguim como parceiro

Universidade da maturidade vai a Brasília e consegue apoio

Por Ellem Cardoso

08/11/2022 às 16:01:19 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, em Brasília, durante reunião em seu gabinete, o deputado federal Carlos Gaguim recebeu um dos representantes da UMA - Universidade da Maturidade, o PhD. Dr. Luiz Sinésio Silva Neto, que apresentou o projeto: O envelhecimento humano é uma das maiores conquistas do século XXI.

A parceria entre a UMA/UFT e o Deputado Gaguim com foco no apoio ao projeto, será de extrema importância para que de fato esse belo projeto flua e receba a atenção que merece. Em 2021 Gaguim colocou R$ 300.000,00 em recursos para a Universidade da Maturidade.

Levando em consideração, que o Estado do Tocantins possui aproximadamente mais de 200 mil pessoas com 60 anos de idade, ou mais, esse projeto ganha ainda mais valor.

De acordo com um dos coordenadores da UMA Luiz Sinésio, "a educação para idosos promove qualidade de vida às pessoas idosas. Por isso, deve ser uma prioridade das políticas públicas. A UMA/UFT é referência em atendimento. Por isso, o deputado Gaguim sensível a causa apoia com emendas para sua manutenção e expansão".

Como jornalista tive a oportunidade de acompanhar o nascimento da Universidade da maturidade, um projeto que vi nascer, inicialmente por meio da querida professora, hoje Phd. Dr. Neila Barbosa Osório, que durante seu doutorado teve essa brilhante ideia que deu forma a UMA.

Um pouco sobre a história da UMA contada pelos seus idealizadores

"Com o objetivo de conhecer o processo de envelhecimento do ser humano para oferecer na promoção do sujeito que envelhece e provocar transformações sociais na conquista de uma velhice ativa e digna embasado no Estatuto do Idoso, o Colegiado de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprova a elaboração do programa Universidade da Maturidade (UMA). Assim a UMA nasce dia 26 de fevereiro de 2006, com a aula Magna realizada no auditório do SENAC em Palmas, com 350 inscritos concorrendo a 50 vagas apenas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia