Segurança PĂșblica

Segurança Pública do Tocantins participa da Operação Escola Segura e trabalha ações preventivas e repressivas contra ataques em escolas

Qualquer denĂșncia de caso suspeito pode ser feita oline de modo anônimo

Por GG Notícias

17/04/2023 às 12:00:00 - Atualizado hĂĄ
Qualquer denúncia de caso suspeito pode ser feita de modo anônimo pela internet - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança PĂșblica (SSP/TO), participa da Operação Escola Segura, juntamente com o Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab) e a Diretoria de Operações Integradas e InteligĂȘncia, ambos do Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica. A operação visa ações preventivas e repressivas contra ataques nas escolas em todo o paĂ­s. Como uma das ações, foi criado um canal exclusivo para recebimento de informações sobre ameaças e ataques em escolas. Todas as denĂșncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas em total sigilo. O registro deve ser feito no endereço mj.gov.br/escolasegura. O interessado em fazer a denĂșncia deverĂĄ inserir o maior nĂșmero de informações possĂ­vel para que se possa analisar corretamente a ocorrĂȘncia. Além disso, para facilitar a anĂĄlise da denĂșncia, recomenda-se o preenchimento do campo "ComentĂĄrio" com as informações relevantes, tais como o MunicĂ­pio, Estado, Escola da denĂșncia e MĂ­dia Social de origem da ocorrĂȘncia. Mas vale lembrar que, em caso de emergĂȘncia ou se não tiver todas as informações, a denĂșncia pode ser feita através do 190 ou na delegacia de polĂ­cia mais próxima. O secretĂĄrio da Segurança PĂșblica do Tocantins, Wlademir Costa, reforça que, na Capital e no interior do Estado, equipes estão de prontidão para averiguação imediata de quaisquer denĂșncias recebidas. "A PolĂ­cia Civil, através da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e da Diretoria de InteligĂȘncia Policial, que integra a PC/TO, estĂĄ trabalhando para a identificação e localização de perfis suspeitos em redes sociais. Todas as denĂșncias recebidas estão sendo devidamente tratadas e as medidas de contenção cabĂ­veis aplicadas aos casos suspeitos", explica o secretĂĄrio. A delegada Luciana Coelho Midlej, diretora de InteligĂȘncia Policial da SSP/TO, lembra que é necessĂĄrio o apoio de toda a comunidade no sentido de denunciar qualquer caso suspeito. "Tudo serĂĄ mantido no mais absoluto sigilo e qualquer informação pode contribuir com o trabalho da PolĂ­cia Civil", reforça.

Reunião de alinhamento

Na semana passada foi realizada uma reunião nacional que contou com a participação de delegacias contra crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras, para alinhamento das estratégias junto à pasta. Na ocasião, o secretĂĄrio Nacional de Segurança PĂșblica, Tadeu Alencar, celebrou a integração entre a pasta e forças de segurança estaduais. "Numa questão como essa, que comove o paĂ­s, nós temos que dar as mãos, juntar esforços, temos que reunir uma energia muito grande porque vem a indignação, vem a comoção, mas vem a nossa responsabilidade de fazer esse enfrentamento", afirmou o secretĂĄrio nacional.Um dos pontos de destaque da reunião foi a necessidade de ampliação do diĂĄlogo com as plataformas responsĂĄveis pelas redes sociais em atuação no Brasil. De acordo com os delegados presentes, a cooperação é fundamental para prevenir e reagir aos casos de violĂȘncia nas escolas, bem como para identificar pessoas que incentivem ataques. Dentro do pacote de ações do Ministério da Justiça para o combate à violĂȘncia, a pasta vai investir R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares ou similares. A medida serĂĄ feita por meio de um edital e os recursos sairão do Fundo Nacional de Segurança PĂșblica (FNSP).

Divulgação na mĂ­dia

Outro ponto importante elencado foi a divulgação destes tipos de casos na mĂ­dia. As recomendações dos especialistas vão no sentido de não divulgar os nomes dos autores, nem quaisquer tipos de imagens, vĂ­deos ou sĂ­mbolos que os identifiquem, sob nenhuma hipótese. A medida previne o chamado "efeito contĂĄgio", que pode desencadear outros ataques ou eventos semelhantes em um curto perĂ­odo e em uma ĂĄrea geogrĂĄfica próxima.


Fonte: Sara Cardoso/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia