Internacional INTERNACIONAL

Lançamento do satélite espião norte-coreano falha: Tensões aumentam na península

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (31/05/2023), o lançamento de um satélite de reconhecimento militar, o "Chollima-1".

Por GG Notícias

31/05/2023 às 20:46:49 - Atualizado há

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (31/05/2023), o lançamento de um satélite de reconhecimento militar, o "Chollima-1". No entanto, o objeto teve uma falha catastrófica e caiu no Mar Ocidental, de acordo com a agência estatal KCNA. O motor de dois estágios do foguete perdeu impulso, resultando no fracasso do lançamento.

Segundo um porta-voz da Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial, a falha ocorreu devido à baixa confiabilidade e estabilidade do novo sistema de motor aplicado ao Chollima-1, bem como à natureza instável do combustível utilizado. O objetivo do satélite era monitorar possíveis ataques dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, em resposta às recentes ações militares desses países.

O vice-presidente da comissão militar do governo norte-coreano, Ri Pyong-chol, afirmou em comunicado que o lançamento era uma resposta direta às agressões dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Ele enfatizou a necessidade de expandir os meios de reconhecimento e informação, melhorar armas defensivas e ofensivas e avançar nos planos de desenvolvimento do país.

Os Estados Unidos condenaram veementemente o lançamento fracassado do satélite. Adam Hodge, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, emitiu um comunicado alertando que essa ação só aumentará as tensões na região. Ele ressaltou que o uso de tecnologia de mísseis balísticos pelo satélite é uma violação flagrante das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que governa um regime autocrático sem respeitar as liberdades fundamentais, recebeu críticas pela escalada de provocações. Hodge enfatizou que a porta para a diplomacia não está fechada, mas Pyongyang deve cessar imediatamente suas ações provocativas e optar pelo engajamento. Os Estados Unidos reafirmaram seu compromisso em garantir a segurança de seu território e a defesa de seus aliados japoneses e sul-coreanos.

O fracasso no lançamento do satélite espião norte-coreano e as consequentes tensões regionais trazem à tona preocupações sobre a estabilidade na península coreana. À medida que os ânimos se acirram, a comunidade internacional deve permanecer atenta aos desdobramentos dessa situação delicada, que pode ter implicações significativas para a segurança global.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias