Esportes Amistoso Internacional

Unidos contra o racismo: Brasil e Espanha anunciam amistoso em 2024

CBF e RFEF se unem em ações de combate ao racismo e marcam partida com o lema "Uma só pele"

Por Redação

05/06/2023 às 13:08:08 - Atualizado há
CBF

Em um esforço conjunto para combater o racismo no futebol, Brasil e Espanha anunciaram um amistoso histórico que ocorrerá em março de 2024. Com o lema "Uma só pele", a partida simboliza a união das duas confederações em prol da igualdade e do respeito. Embora a data e o local exatos ainda não tenham sido confirmados, o confronto será um marco importante na luta contra o racismo no esporte.

A iniciativa ganhou força após os episódios de racismo envolvendo o talentoso jogador Vinícius Jr durante a última temporada da La Liga espanhola. Desde então, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) têm estreitado laços e promovido ações conjuntas para enfrentar esse grave problema.

O amistoso entre Brasil e Espanha fará parte da primeira data Fifa de 2024, programada para ocorrer entre os dias 18 e 26 de março. Essa partida também servirá como uma oportunidade de reencontro entre as duas seleções, que se enfrentaram pela última vez na final da Copa das Confederações de 2013. Na ocasião, a seleção brasileira conquistou uma vitória memorável por 3 a 0, diante de um Maracanã lotado.

Nos últimos dias, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da RFEF, Luis Rubiales, têm mantido contatos frequentes, juntamente com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite. O objetivo é alinhar ações efetivas de combate ao racismo no futebol e promover a conscientização em todo o mundo. Um exemplo disso será o amistoso entre Brasil e Guiné, em Barcelona, no próximo dia 17, que terá como tema central o combate ao racismo.

Ednaldo Rodrigues expressou a importância dessa parceria na luta contra todas as formas de discriminação: "Na CBF, trabalhamos incansavelmente para combater todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Essa ação, em parceria com meu amigo Luis Rubiales, será fundamental para reforçar a necessidade de combatermos o racismo de forma veemente em todos os cantos do planeta".

A RFEF está determinada a preservar a imagem do futebol espanhol perante o mundo e evitar que os casos de racismo manchem a reputação do esporte. A La Liga, entidade responsável pelo campeonato local, recebeu inúmeras denúncias de racismo ao longo da temporada. Diante disso, a RFEF lançou a campanha "Racistas, fuera del fútbol" (Racistas, fora do futebol), reforçando seu compromisso em combater essa prática intolerável.

A seleção brasileira, comandada interinamente por Ramon Menezes, terá uma agenda movimentada. A equipe se apresentará em Barcelona no dia 12 de março e permanecerá na cidade até o confronto contra Guiné, no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol. Em seguida, o grupo viajará para Lisboa, onde enfrentará Senegal, no estádio José Alvalade.

Esse amistoso entre Brasil e Espanha é muito mais do que um simples jogo. É um símbolo de união, respeito e solidariedade na luta contra o racismo. Ambas as seleções estarão unidas por uma só causa: mostrar ao mundo que a cor da pele não deve ser um fator de discriminação no futebol e em qualquer outro aspecto da sociedade. Juntos, Brasil e Espanha darão um importante passo rumo a um futuro mais igualitário e inclusivo.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia