Tocantins

Governo do Tocantins promove oficina de Alimentação Saudável em municípios do norte do Estado

Iniciativa busca estimular hábitos alimentares saudáveis e aproveitamento integral dos alimentos em comunidades com baixo IDH

Por Redação

16/06/2023 às 13:00:00 - Atualizado há
Carlessandro Souza

Nesta semana, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está promovendo as Oficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. As ações estão sendo realizadas em Wanderlândia e Palmeiras do Tocantins, no norte do Estado.

As oficinas têm como objetivo estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, incentivar a produção e o consumo de alimentos regionais e do uso de plantas alimentícias não convencionais. Além disso, conscientizam sobre aspectos higiênicos sanitários, ambientais e culturais, buscando a redução do índice de Insegurança Alimentar e Nutricional e a melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.

Os participantes das oficinas são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social, dando preferência aos beneficiários de programas sociais. Cada oficina atende cerca de 30 pessoas e oferece aulas teóricas e práticas. Os participantes aprendem a preparar receitas saborosas e nutritivas, utilizando ingredientes locais e aproveitando integralmente os alimentos. Entre as delícias preparadas estão pães de batata doce, doces com cascas que iriam para o lixo e tortas com recheio de bredo, ora pro nobis e vinagreira.

A iniciativa faz parte do cronograma proposto pela Diretoria de Segurança Alimentar da Setas e seguirá atendendo outros municípios nos próximos meses. Entre os próximos locais contemplados estão Porto Alegre, Novo Jardim, Marianópolis e Abreulândia. A ação já passou por Nova Olinda e Carmolândia e, ao todo, cerca de 30 municípios do Estado serão beneficiados.

Nos municípios onde as oficinas já foram realizadas, os resultados têm sido positivos. Os participantes têm aprendido a utilizar integralmente os alimentos, incluindo cascas e folhas comestíveis comuns da região, como taioba, bredo e vinagreira. A conscientização sobre a importância dos alimentos regionais e o conhecimento de suas propriedades nutricionais têm sido destacados pelos profissionais responsáveis pelas oficinas.

A iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Setas, reforça o compromisso com a segurança alimentar e nutricional da população do estado. Através da promoção de hábitos alimentares saudáveis e do aproveitamento integral dos alimentos, busca-se melhorar a qualidade de vida e combater a fome e a subnutrição. As oficinas representam uma oportunidade de aprendizado e transformação para as comunidades atendidas, incentivando a autonomia e o cuidado com a saúde por meio da alimentação adequada.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia