Brasil

Receita Federal libera 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 para mais de 5,6 milhões de contribuintes

Nesta segunda-feira, mais de 5,6 milhões de brasileiros recebem a restituição do Imposto de Renda 2023 no terceiro lote, totalizando R$ 7,5 bilhões em desembolsos. Saiba como verificar se o pagamento foi realizado corretamente e o que fazer caso ainda não tenha recebido.

Por Redação

31/07/2023 às 11:15:00 - Atualizado há
Foto: Joédson Alves

A tão aguardada restituição do Imposto de Renda 2023 está movimentando a vida de mais de 5,6 milhões de brasileiros nesta segunda-feira, 31 de julho. A Receita Federal está liberando o terceiro lote de restituição, alcançando o impressionante valor de R$ 7,5 bilhões em desembolsos, igualando a soma dos dois lotes anteriores. Essa é uma notícia bem-vinda para os contribuintes que agora podem desfrutar dos recursos que lhes são devidos.

Para aqueles que declararam seus impostos até o dia 23 de março e não fazem parte do grupo prioritário, este é o primeiro lote que contempla 1.600.964 contribuintes não prioritários, ou seja, é a vez de muitas pessoas receberem o dinheiro tão esperado.

É importante lembrar que a restituição é realizada por meio de depósito na conta bancária informada pelo contribuinte na entrega da declaração do IRPF, e esse depósito ocorre a partir da meia-noite desta segunda-feira. Porém, caso o valor não seja creditado na conta, como no caso de uma conta desativada, por exemplo, o contribuinte pode ficar tranquilo, pois os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones disponíveis.

Os contribuintes com prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, além daqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério, já receberam suas restituições antes dos demais. Entretanto, se você ainda não recebeu a sua restituição, é preciso aguardar os próximos lotes que serão pagos pela Receita Federal em 31 de agosto e 29 de setembro, de acordo com o cronograma estabelecido.

Para saber em qual lote você vai receber a restituição, é possível realizar a consulta no site Meu Imposto de Renda, clicando em "Consultar a Restituição". Para uma consulta mais simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento. Caso deseje informações mais detalhadas e verificar possíveis pendências ou divergências na declaração, o portal e-Cac oferece essa opção. Acesse o portal informando CPF, código de acesso e senha, ou faça o login com a conta Gov.br.

Confira o calendário de restituição do IR de 2023

  • 1º lote da restituição - pago em 31 de maio
  • 2º lote de restituição - pago em 30 de junho
  • 3º lote de restituição - pagamento em 31 de julho
  • 4º lote de restituição - 31 de agosto
  • 5º lote de restituição - 29 de setembro


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias