Tocantins

Governo do Tocantins Fortalece Vozes dos Povos Originários em Histórico Encontro

Encontro reúne lideranças de 11 etnias indígenas para alinhar ações de desenvolvimento, valorização cultural e soluções para desafios enfrentados pelas comunidades.

Por Redação

19/08/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Manoel Jr.

Um capítulo histórico foi escrito no Palácio Araguaia, na última quinta-feira, 17 de agosto. O Governo do Tocantins, liderado pelo vice-governador Laurez Moreira, promoveu um encontro sem precedentes ao reunir representantes de onze etnias indígenas. Mais de 60 líderes das comunidades Apinajè, Awá-Canoeiro, Javaé, Kanela, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô Kanela, Krahô Takaywrá, Tuxá e Xerente se reuniram no encerramento do primeiro Encontro dos Povos Originários do Tocantins.

Essa iniciativa significativa, organizada pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), ocorreu no icônico Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, na capital Palmas. O encontro teve como objetivo primordial levantar informações cruciais que servirão de base para a criação do Mapeamento Situacional dos Povos Indígenas do Tocantins.

Ao longo de dois dias, a Sepot desempenhou o papel de ouvir, apresentar e discutir propostas em conjunto com representantes de diversos segmentos, incluindo vereadores indígenas, prefeitos, servidores públicos, órgãos governamentais como a Fundação Nacional dos Indígenas (Funai) e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) Tocantins e Araguaia, além de associações e movimentos sociais indígenas. Essas reuniões construtivas representaram uma união de esforços e um compromisso coletivo em levar políticas públicas eficazes para os povos originários.

Foto: Manoel Jr.

O encontro proporcionou um espaço para coletar informações detalhadas sobre as realidades e demandas de cada povo indígena. Através desse diálogo profundo, foi possível identificar necessidades gerais e específicas, estabelecendo prioridades que serão tratadas de maneira colaborativa e articulada pelos gestores.

Mas o comprometimento da Sepot não se limita a esse encontro singular. A Secretaria também tem se dedicado a visitar as comunidades indígenas, buscando vivenciar a realidade local, identificar potencialidades territoriais e étnicas e, a partir disso, desenvolver projetos que atendam às necessidades das populações.

Narubia Werreria, secretária dos Povos Originários e Tradicionais, destaca a importância dessas ações contínuas. "Estamos empenhados em criar um planejamento sólido, baseado em uma compreensão aprofundada das realidades e necessidades dos nossos povos. Isso envolve uma série de visitas até o final do ano, para garantir que nossas ações estejam alinhadas com a realidade de cada comunidade", afirmou Narubia.

O momento também foi propício para as lideranças apresentarem suas principais demandas ao governador em exercício, Laurez Moreira. As questões abordadas incluíram necessidades como concurso público específico para indígenas, infraestrutura, saneamento, segurança para as mulheres, educação ambiental, acesso à saúde, investimento em turismo, apoio ao empreendedorismo e ao artesanato.

Foto: Manoel Jr.

Narubia Werreria destaca que a Sepot tem articulado interinstitucionalmente para abordar esses problemas. Um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços foi recentemente realizado, e projetos como piscicultura nas aldeias e melhorias no acesso à saúde, segurança, moradia e educação estão em discussão. A segurança das mulheres também é uma prioridade, com a construção de uma rede de segurança integrada.

Em relação ao empreendedorismo, a Sepot colabora com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover o desenvolvimento do artesanato indígena. Além disso, a construção da Casa de Cultura Indígena está em negociação, evidenciando o compromisso do governo com a valorização cultural.

O encontro foi encerrado com a mensagem do governador em exercício, Laurez Moreira, enfatizando a importância de ouvir as demandas e distribuí-las às secretarias competentes. O deputado federal Ricardo Ayres também reforçou seu apoio aos povos originários e destacou o momento propício para a união das comunidades.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia