Tocantins

SES-TO e o Combate Inteligente aos Desperdícios no SUS: Profissionais de Saúde na Vanguarda

Curso Aplicado de Gestão de Gastos visa melhorar a eficiência dos gastos públicos no sistema de saúde

Por Redação

13/10/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Ananda Santos

Na busca incessante por eficiência e transparência no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está liderando o caminho com o Curso Aplicado de Gestão de Gastos. A capacitação, que ocorre nos dias 10 e 11, tem como público-alvo diretores, gerentes, analistas de sistemas, técnicos e ouvidores da saúde em oito cidades do estado.

Este esforço se alinha com o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), coordenado pelo Ministério da Saúde, que visa aprimorar a gestão dos gastos públicos na área da saúde. Afinal, compreender como o dinheiro público é alocado é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS.

O gerente de Supervisão e Controle de Custos Hospitalares da SES-TO, Khaiston Melo, enfatizou a importância do curso ao afirmar que a capacitação permitirá que os gestores entendam melhor como os recursos são aplicados em unidades hospitalares. Isso, por sua vez, possibilitará tomadas de decisão mais informadas e eficazes.

Foto: Ananda Santos

Ricardo Sales, analista técnico da Coordenação de Gestão de Custos do Ministério da Saúde, destacou a relevância de informações qualificadas e claras para uma gestão eficaz. Ele ressaltou que tomar decisões às cegas é propenso a erros, o que torna a capacitação uma ferramenta vital.

Os profissionais de saúde estão aderindo a essa iniciativa com entusiasmo. Vilma Jovina de Almeida, diretora administrativa do Hospital Regional de Augustinópolis, sublinhou a importância de uma gestão de custos baseada em dados sólidos. Afinal, decisões informadas são essenciais para melhorar a eficiência dos serviços de saúde.

O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) é uma iniciativa voluntária que pode ser adotada por secretarias municipais e estaduais de saúde, institutos e hospitais federais. A adesão ao programa concede acesso ao Apurasus, uma ferramenta que permite o gerenciamento de dados da unidade de saúde. As etapas de implantação incluem capacitação, estruturação de centros de custos, coleta de dados, análise, monitoramento e avaliação.

A SES-TO está demonstrando que um compromisso com a eficiência na gestão de custos é um passo importante para garantir que os recursos públicos sejam usados de forma eficaz e que o SUS continue a fornecer atendimento de qualidade a todos os cidadãos tocantinenses. Essa é uma lição valiosa para todo o país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia