Tocantins

Idoso com Câncer é Absolvido em Caso de Tentativa de Homicídio

"Tribunal do Júri de Araguaçu acolhe tese de clemência para o réu de 80 anos acamado, enfrentando um câncer, e o absolve de tentativa de homicídio ocorrida em 2015.

Por Redação

25/10/2023 às 13:30:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Nos anais da justiça, ocasionalmente, surgem casos que testam os limites da compaixão e da equidade. E um desses casos, recentemente, veio à tona no Tribunal do Júri de Araguaçu, na região sul do Tocantins.

José Pereira Folha, um homem de 80 anos, acamado e em meio a uma batalha contra um câncer de próstata, estava enfrentando a acusação de tentativa de homicídio. O crime em questão ocorreu no remoto ano de 2015, em Sandolândia. José Pereira, conhecido localmente como 'Zé Moreno', estava em um bar naquela fatídica noite, desfrutando da companhia de Silvano Pereira Lopes. Juntos, eles compartilharam algumas bebidas e risadas, mas a noite tomaria um rumo trágico.

Em algum momento da noite, uma discussão acalorada surgiu entre os dois. As palavras inflamadas inflamaram a raiva de Zé Moreno, que tomou a decisão de buscar uma arma de fogo em sua residência. O que aconteceu a seguir foi uma série de tiros que atingiram Silvano, seguidos por golpes de faca. Um crime brutal, sem dúvida.

No entanto, Silvano sobreviveu, graças aos primeiros socorros e aos cuidados médicos que recebeu no Hospital Regional de Gurupi. Zé Moreno, naturalmente, foi preso e enfrentou um processo pelo crime de homicídio tentado, qualificado por motivo fútil e uso de meio cruel.

A surpresa veio durante o julgamento, realizado na última sexta-feira (20). O conselho de sentença, após profunda deliberação, tomou uma decisão que levou a discussão para um patamar moral e humanitário. Por quatro votos a três, o réu foi absolvido. Isso ocorreu, mesmo quando ficou claro que a tentativa de homicídio tinha sido comprovada.

O perdão por piedade, uma tese conhecida como clemência, prevaleceu no julgamento. A juíza Keyla Suely Silva, da 1ª Escrivania Criminal da Comarca, seguiu a decisão do júri, lançando um novo olhar sobre a justiça. O caso de José Pereira Folha, o idoso que luta contra o câncer, serve como um lembrete de que a humanidade pode, às vezes, se sobrepor à punição. Independentemente de sua posição sobre o veredito, é um episódio que ressoará na consciência coletiva e nas discussões sobre justiça e compaixão.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia