Cidades

Temporal arrasa Palmas: Chuva, ventos e raios derrubam telhados de prédios e deixam moradores desabrigados

Prédios em duas regiões da capital não resistem ao poder da tempestade; dezenas de famílias desabrigadas.

Por Redação

09/11/2023 às 11:01:48 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A quarta-feira não foi nada fácil para os moradores de Palmas, que tiveram de enfrentar uma tempestade avassaladora. Quando o relógio marcava o início da tarde, a capital do Tocantins viu-se engolida por uma forte chuva acompanhada de ventos e relâmpagos. Os estragos foram consideráveis, com os telhados de dois residenciais da região sul cedendo à força da natureza. Quase 20 famílias viram suas casas serem transformadas em destroços.

O Residencial Copacabana, localizado na quadra 1.304 sul, foi uma das áreas mais atingidas. As telhas de metal do condomínio foram arrancadas pela força dos ventos, algumas indo parar na área comum. Isso resultou em seis apartamentos destelhados e moradores desabrigados. Além disso, parte do muro do residencial também cedeu.

Foto: Divulgação

A síndica do condomínio, Lidiane Rodrigues Aguiar Pinheiro, afirmou que equipes da Prefeitura e da Defesa Civil já estão no local para avaliar os danos causados pelo temporal. Ela destacou que os moradores devem entrar com processos para reivindicar os prejuízos materiais, e a prefeitura se comprometeu a realocar as famílias. O Residencial Copacabana já havia passado por um problema semelhante em 2018, e os moradores estão cobrando a prefeitura, que é responsável pela construção, a tomar medidas eficazes.

Foto: Divulgação

O residencial Porto Real, situado na mesma quadra, também sofreu com o impacto da tempestade, perdendo várias telhas. Isso obrigou a interdição de pelo menos 10 unidades habitacionais, deixando diversas famílias desabrigadas. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), já está atuando para dar apoio às famílias e listar os danos a serem recuperados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto uma quarta-feira com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e a previsão se concretizou. A umidade relativa do ar atingiu 95%, e as temperaturas variaram entre 24°C e 34°C. O grande número de raios registrado na cidade nesta quarta-feira pode ser observado em um mapa divulgado pela Energisa, que mostra a extensão das descargas elétricas que atingiram a região.

Foto: Energisa


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias