Cidades

Procon Tocantins Apreende Mais de 1.400 Produtos Vencidos em Supermercados de Paraíso do Tocantins

Fiscalização do Procon resulta na retirada de produtos impróprios para o consumo; estabelecimentos recebem autuações.

Por Redação

14/01/2024 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Procon/TO

Durante a operação "De Olho no Prazo de Validade", realizada pelo Procon Tocantins nesta quinta-feira, 11, em Paraíso do Tocantins, mais de 1.400 produtos considerados impróprios para o consumo foram retirados das prateleiras de dois supermercados. A ação ocorreu em resposta a denúncias de consumidores e resultou em autuações para ambos os estabelecimentos.

A equipe de fiscais do Procon apreendeu um total de 1.418 produtos, abrangendo alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Os supermercados foram autuados por não cumprir as normas vigentes, e cada um recebeu um auto de infração.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, destacou a expressiva quantidade de produtos vencidos em um dos supermercados, com 1.229 itens apreendidos, e 189 itens em outro estabelecimento. Ele ressalta a importância de os consumidores verificarem sempre a validade dos produtos antes da compra, pois o consumo de itens vencidos pode ser prejudicial à saúde.

Dentre os produtos recolhidos, encontram-se itens variados como manteiga, fermento, café, bolachas, chocolate, salgadinhos, molho para salada, condicionador infantil, energético, molho de pimenta, temperos, tinta para cabelo, azeite, requeijão cremoso, biscoito de polvilho, leite ninho, mandioca, condicionador, maionese, sorvete, sabonete líquido e ração para cachorro.

Os consumidores são incentivados a denunciar produtos fora do prazo de validade por meio do Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou ligar no Disque 151. O diretor de fiscalização, Magno Silva, destaca que as empresas autuadas têm 20 dias para apresentar defesa, e o Procon Tocantins está atento às denúncias dos consumidores. As empresas também podem sofrer sanções previstas em legislação, e os consumidores têm o direito de receber produtos válidos em substituição aos vencidos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias