Cidades

Prefeitura de Gurupi Promove Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde no Combate à Hanseníase

Em alusão ao Janeiro Roxo, agentes recebem treinamento para diagnóstico precoce da doença.

Por Redação

25/01/2024 às 17:02:57 - Atualizado há
Foto: Lino Vargas

Em comemoração ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Gurupi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o objetivo de aprimorar o diagnóstico precoce da doença. A hanseníase, apesar de milenar, ainda enfrenta estigma e falta de informação, sendo contagiosa e afetando nervos e pele.

Foto: Lino Vargas

A Secretária de Saúde, Luana Nunes, destaca a relevância da informação e como a capacitação visa ampliar o conhecimento dos agentes que estão na linha de frente, atuando diretamente com a comunidade. Ela ressalta que o diagnóstico precoce é crucial, pois as lesões causadas pela doença são irreversíveis. O diagnóstico é realizado nas unidades básicas de saúde, e o acompanhamento especializado é feito na Policlínica.

A Coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro, enfatiza a importância de fornecer informações aos ACS, que servem como elo entre a comunidade e o sistema de saúde. Ela destaca o papel deles em observar possíveis sinais da doença e orientar a busca por diagnóstico.

Foto: Lino Vargas

Marta Sousa, Agente Comunitária de Saúde, expressa seu entusiasmo pelas capacitações, pois permitem adquirir mais conhecimento para auxiliar a comunidade com informações precisas. Ela ressalta a importância do papel do agente na disseminação de conhecimento para identificação precoce.

A hanseníase é transmitida por gotículas eliminadas por pessoas não tratadas em fase avançada da doença. O contato com a pele ou objetos tocados por essas pessoas não causa contágio. O tratamento é gratuito e oferecido nas unidades de saúde, sendo mais eficaz quanto mais cedo o diagnóstico é feito.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias