Cidades

Prefeitura de Gurupi Alerta para Importância da Vacinação contra Covid-19

Mesmo com disponibilidade de doses, baixa procura preocupa diante do aumento de casos na região.

Por Redação

04/03/2024 às 12:26:48 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi reforça o alerta sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, enquanto a baixa procura pelos imunizantes preocupa diante do recente aumento de casos na região. Embora todas as 15 Unidades de Saúde da Família estejam abastecidas com doses disponíveis para crianças e adultos, a comunidade ainda não respondeu conforme o esperado, enquanto os números da doença continuam a crescer.

De acordo com dados do E-Sus Notifica, houve um aumento expressivo de casos em Gurupi nos últimos dois meses. Em janeiro, foram registrados 292 casos, enquanto em fevereiro, esse número quase dobrou, chegando a 522 casos até o dia 27. O coordenador de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Halex Cavalvante, ressalta que esses picos de casos estão relacionados à circulação contínua do vírus e ao aumento da movimentação de pessoas.

Foto: Divulgação

Mesmo após o fim da emergência sanitária declarada pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2023, a Covid-19 ainda representa uma ameaça, especialmente para os grupos mais vulneráveis. Portanto, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva a população a buscar os postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

As vacinas disponíveis abrangem desde crianças até adultos, com diferentes tipos de imunizantes adequados para cada faixa etária. Para as crianças a partir de 6 meses de idade, a recomendação é tomar 3 doses da vacina Pfizer Baby, enquanto as crianças de 5 a 11 anos devem receber duas doses da Pfizer pediátrica. Além disso, há orientações específicas para grupos prioritários, como pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Foto: Divulgação

O médico João Carlos, que atende na Unidade de Saúde da Família do Setor Casego, destaca a importância dos cuidados preventivos, como a lavagem frequente das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social. Ele ressalta que a vacinação é fundamental para reduzir os riscos de contágio e fortalecer o sistema imunológico das pessoas, reforçando a mensagem de que cada um deve fazer a sua parte para conter a disseminação do vírus.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias