Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

INSS firma parceria com Correios para solicitação de auxílio-doença: Entenda como funciona

Nova medida visa tornar o processo menos burocrático e ampliar o acesso dos segurados à Previdência Social.


Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma parceria estratégica com os Correios visando facilitar o processo de solicitação de auxílio-doença para os segurados. A iniciativa, que foi formalizada nesta quarta-feira (20/3), tem como objetivo principal tornar o atendimento mais eficiente e menos burocrático, beneficiando os cidadãos que necessitam do benefício por incapacidade temporária.

A partir de abril, as agências dos Correios em todo o país, incluindo as franqueadas, estarão aptas a receber as solicitações de auxílio-doença. O serviço será oferecido gratuitamente e abrangerá todas as 11 mil agências da empresa estatal.

O funcionamento desse novo modelo de atendimento é bastante simples. Os segurados poderão dirigir-se a uma agência dos Correios, onde os funcionários estarão disponíveis para auxiliá-los na solicitação do auxílio-doença. Além disso, eles ajudarão na digitalização e envio dos laudos e atestados médicos através do Atestmed, um sistema que permite o envio desses documentos digitalizados para análise remota de médicos peritos do INSS, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade da Previdência Social.

Para utilizar esse método de atendimento, os segurados têm duas opções:

A expectativa do INSS é que essa parceria agilize o processo de concessão de benefícios por incapacidade, reduzindo a espera dos segurados e evitando possíveis correções devido a atrasos na liberação dos benefícios. Com essa medida, busca-se promover uma maior eficiência no serviço prestado pela Previdência Social e garantir o acesso rápido e justo aos benefícios previdenciários para aqueles que deles necessitam.

INSS Correios auxílio-doença solicitação parceria benefício por incapacidade atendimento simplificado Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!