Política Saúde

Bancada Federal quer mais vacinas para os tocantinenses

Coordenador da bancada destaca busca de imunizantes por meio de consórcios municipais

Por Da redação

26/03/2021 às 12:46:06 - Atualizado há

O Tocantins, que já contabiliza 1.912 óbitos, registrou hoje 1.156 novos casos confirmados da Corona Vírus, sendo 259 das últimas 24h, nesta sexta-feira, 26. O Estado contabiliza 419.883 pessoas notificadas com a Corona Vírus e acumula 136.020 casos confirmados. Destes, 115.866 pacientes estão recuperados, 19.350 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.912 pacientes foram a óbito.

Para amenizar o impacto da pandemia e poder voltar ás atividades comerciais, o estado, tem buscado ampliar o número de vacinados, por meio de parceria com o Governo Federal. Hoje a Secretaria de Saúde anunciou o recebimento de mais 24.100 doses de vacinas, sendo 18.200 da CoronaVac e 5.900 da AstraZeneca e expansão da vacina para idosos com idade a partir de 65 anos.

Bancada federal

Em Brasília, os deputados estaduais estão atuando para agilizar o processo de aquisição de insumos e vacinas. De acordo com o coordenador da bancada do Tocantins no Congresso, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), o grupo tocantinenses foi totalmente a favor dos projetos, que foram transformados em leis e que permitem estados e municípios comprarem vacinas.

Segundo o deputado, a bancada iniciou conversas prévias sobre a aquisição de vacinas por parte de consórcios de municípios ou até mesmo o governo do Estado. Dimas afirmou que há uma negociação que, inclusive foi anunciada, sobre a compra de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V. " Estamos trabalhando pela possibilidade de importações diretas de vacinas por meio de consórcios de municípios ou mesmo prefeituras", informou.

Dimas disse ainda que deputados e senadores do Tocantins estão em conversa permanente com o governo federal, acompanhando e cobrando a evolução do Plano Nacional de Imunização que prevê a aquisição de mais de 500 milhões de doses para todo o Brasil. "O cumprimento dele garantiria a imunização completa dos tocantinenses. Estamos trabalhando internamente a possibilidade de importações diretas", disse Dimas ao explicar que a bancada mandou, neste ano, quase 32 milhões para os munícipios de emenda parlamentar impositiva para combater a Corona Vírus. "Este dinheiro deve ser aplicado, preferencialmente, na aquisição de vacinas", destacou.

O deputado federal Carlos Gaguim (DEM) concorda com o posicionamento da bancada e destaca estar trabalhando para conseguir mais imunizantes e para a implantação de Centros de Tratamento Pós Corona Vírus. " A pandemia mudou a nossa realidade tanto econômica quanto financeira, mas precisamos conseguir ver o amanhã. Vamos vacinar a população, mas precisamos tratar também o grande número de pessoas que está ficando com sequelas pós-doença que pode impossibilitá-los de trabalhar no futuro", destacou o deputado ao explicar que apresentou ao Ministério da Saúde a proposta para a criação dos Centro de Tratamento em diversas cidades para atender também os municípios menores

Posicionamento do comércio

Os comerciantes, de todas as regiões do estado, estão bastante preocupados com a pandemia, principalmente pelo fato da grade maioria dos municípios ter adotado protocolos de isolamento que incluem fechamento do comércio. Este foi, inclusive, motivo de protesto na região sul da capital na tarde de ontem. Por este motivo, a maior parte tem pressionado os governos estadual e federal em busca de mais vacinas e de menos rigidez nos protocolos de segurança.

A Federação do Comércio no Tocantins (Fecomércio) defende que é possível manter o funcionamento do comércio formal, desde que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários. A entidade apoia posicionamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que afirma que o setor é um dos que mais gera emprego no país, e que, a maioria dos estabelecimentos comerciais e de serviços têm cumprido os protocolos de prevenção à Corona Vírus.

A mesma posição é compartilhada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). O presidente Joseph Madeira, conversou com o GG Notícias e destacou que o comércio precisa voltar a trabalhar com segurança. Por isso, a entidade coordena no Tocantins o movimento "Unidos pela Vacina", que é uma ação que está mobilizando grandes empresários, a nível nacional, para adquirir mais unidades do imunizante e distribuir pra os trabalhadores.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia