Tocantins Turismo

Porto Nacional celebra 283 anos de história. De porto para navegantes e garimpeiros cidade se tornou referência para cultura e educação no Tocantins

Confira o guia que preparamos para você aproveitar essa cidade no que diz respeito a cultura, gastronomia e belezas naturais

Por Fernanda Cappellesso

13/07/2021 às 08:33:51 - Atualizado há

Nascida ás margens do Rio Tocantins, a história de Porto Nacional está ligada à navegação e à extração de ouro que trouxe muitos garimpeiros para a região. A mineração foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos de habitantes que se estabeleceram na região. A travessia de mineradores, tropeiros, mascates e viajantes era realizada em barcos do português Félix Camôa (barqueiro e primeiro morador do local), onde está o núcleo histórico de Porto Nacional.

O comercio e a navegação fizeram, ao longo da história, que o local se tornasse rota estratégica o desenvolvimento do comércio nas regiões centro e norte. Foi com a chegada da familia real portuguesa no Brasil, que a região se transformou em um importante entreposto comercial para os negociantes que faziam a viagem em botes pelo rio Tocantins, de Palmas até Belém do Pará e vice-versa.

Na década de 1860, Porto Imperial havia se transformado em um importante empório comercial, com muitos comerciantes, comércio fluvial intenso com o Norte e mais de 4.000 habitantes. Em 1861, adquiriu o título de cidade e recebe o nome de Porto Nacional e, em 1868, Couto Magalhães fundou a Companhia de Navegação do Araguaia, com navios a vapor para desenvolver a economia do norte de Goiás (atual Estado de Tocantins). A cidade passa a viver um período importante para a expansão de sua área construída, com a chegada, em 1886, dos primeiros religiosos da Missão Dominicana vindos da Europa que se instalam na cidade, onde constroem praças, vielas e casarões.

O destaque para a educação

Com a chegada da missão dominicana, a cidade encontrou uma vocação que a tornou destaque e referência na região centro norte do Brasil por muitas décadas. O histórico Colégio Sagrado Coração de Jesus, que faz parte do passeio histórico e cultural da cidade e, cuja sede foi tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Brasileiro, se tornou uma escola destaque e que recebia alunos de todas as regiões do Brasil.

A educação das irmãs dominicanas, que funcionava de forma conveniada com o governo estadual, permitiu que muitos alunos se destacassem a nível nacional e internacional, mesmo estudando em uma pequena cidade do interior do Brasil. A Escola, inclusive foi tema de dissertação , destacando como a cidade do interior do antigo norte de Goiás se tornou referencia em educação.

O que fazer em Porto Nacional?

Para celebrar o aniversário da cidade preparamos um pequeno roteiro do que deve ser conhecido neste município histórico. Além da parte cultural, preparamos dicas naturais e gastronômicas. Confira.


1. Flutuante Mãe Maria II



Bem tradicional na cidade, o restaurante que fica dentro de um barco ás margens do Lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, formado no Rio Tocantins, No cardápio, se destacam peixes da bacia Tocantins Araguaia. A nossa sugestão é o tucunaré frito. Uma delícia!


2. A Orla de Porto Nacional


Criada após a formação da Usina, a Orla foi projetada para dar opções de lazer e de entretnimento para os moradores na cidade. Ás margens do lago, a Orla é escolhida para caminhadas, exercícios físicos ao ar livre, piqueniques e diversão. Há vários bares e restaurantes na região.


3. O centro histórico e cultural da cidade


Ele já foi tema de lista aqui no Curta GG. O Centro Histórico de Porto Nacional é composto por um casario centenário que margeia a Catedral Nossa Senhora das Mercês e o Seminário São José, que são entrecortados por ruelas e becos, retratando a arquitetura da época. Por sua importância, o centro histórico da cidade foi tombado como Patrimônio Histórico da União.

Também fazem parte do Centro Histórico de Porto Nacional a primeira sede do Colégio Sagrado Coração de Jesus, construída em 1904, a sede da Intendência e os casarões dos principais coronéis da época, todos com fortes ligações com a Catedral Nossa Senhora das Mercês e com o poder político local.

4. O colégio Sagrado Coração de Jesus e sua capela


O tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus é um orgulho para os moradores de Porto Nacional. Ele foi construído e é administrado, desde 1904, ano de sua inauguração, pela Congregação das Irmãs Dominicanas. O colégio e sua bela capela estão intimamente ligados à história da cidade.

5. A antiga ponte de Porto Nacional


A ponte de Porto Nacional, que agora está interditada e que tem uma nova em construção, foi edificada em 1979, quando ainda o Tocantins não passava de um sertão do Estado de Goiás. Ela foi levantada para te para ajudar no desenvolvimento do lado direito do Rio Tocantins, que sempre foi considerado pelo antigo estado mãe como o "corredor da miséria". A ponte que liga o município à BR 153 ajudou não apenas o município a crescer, mas o todo o estado do Tocantins. Com sua arquitetura de época é um local a ser conhecido.



Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias