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Pesquisa revela os impactos da pandemia no setor socioambiental

O levantamento - que garantiu a continuidade da leitura sobre o pipeline de negócios de impacto brasileiro - é o primeiro estudo em nível nacional a revelar os impactos da crise neste setor.

Por Assessoria de Imprensa

28/04/2021 às 01:34:20 - Atualizado há

Conduzido pela Pipe.Labo, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental – pesquisa quantitativa referência no ecossistema – chega à terceira edição. No mapeamento, que é realizado desde 2017, estão análises evolutivas e desafios do setor de 1.300 empresas; evolução do perfil do empreendedor e do negócio em cada fase da jornada; demandas não atendidas e ajudas pedidas pelo empreendedor; acesso a recursos financeiros e não financeiros; tecnologias emergentes e a usabilidade para alcançar melhores resultados; visão de futuro e aumento de recursos para o setor; cases de negócios de impacto socioambiental por verticais; e uma radiografia completa do ecossistema. A íntegra da pesquisa será apresentada amanhã, 28 de abril, às 16 horas, em evento on-line. Mais informações para a imprensa: [email protected]

O Mapa, que garantiu a continuidade da leitura sobre o pipeline de negócios de impacto brasileiro, é o primeiro estudo em nível nacional a revelar os impactos da crise neste setor. O levantamento conta com o apoio da ENIMPACTO – iniciativa do Ministério da Economia –, Aliança pelos Negócios de Impacto, Climate and Land Use Alliance, do Fundo Vale, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Sabin.

Coordenado por Lívia Hollerbach e Mariana Fonseca, da Pipe.Labo – think tank do setor de impacto –, a edição ainda traz uma versão especial do Mapa de Impacto Ambiental, com dados sobre negócios de impacto que visam a endereçar desafios dentro dos setores agropecuária; florestas e uso do solo; indústria; logística e mobilidade; energia e biocombustíveis; água e saneamento; e gestão de resíduos.

DESTAQUES DA PESQUISA| Índices de evolução do setor, perfil do empreendedor e do negócio em cada fase da jornada; demandas ainda não atendidas e ajudas pedidas pelos empreendedores de impacto socioambiental; análises de acesso a recursos financeiros e não financeiros pelos negócios; tecnologias emergentes e usabilidade para alcançar melhores resultados; visão de futuro e aumento de recursos para o setor; cases de negócios por verticais de impacto e os negócios resilientes na crise. Aprendizados, inspirações e metas da Agenda 2030 estarão reunidos no levantamento nacional.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/lancamento---3-mapa-de-negocios-de-impacto-socioambiental__1182557

METODOLOGIA | MAPA DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Estudo conduzido para acompanhar a evolução do pipeline de negócios de impacto positivo no país e destinado a referenciar o retrato atual do setor, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental teve a primeira edição em 2017 e é atualizado a cada dois anos. A pesquisa é elaborada com uma chamada nacional para que empreendedores – que lideram negócios de impacto socioambiental – façam um cadastramento ou atualizem dados na plataforma da Pipe.Social; a coleta de dados do Mapa 2021 foi realizada de 1º de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021. Com o apoio de 62 organizações do ecossistema, a terceira edição do Mapa alcançou 1.300 cadastros on-line com dados autodeclarados por meio de um questionário de 60 perguntas. Para a análise dos dados e elaboração do relatório final, o levantamento contou com uma desk research sobre avanços do setor no Brasil e dados de investimento de impacto no globo, assim como sessões de análise com os patrocinadores e especialistas do campo. A infografia e os dados gerais têm como base 1.272 negócios de impacto operacionais – 28 negócios mapeados declararam fechamento de portas ou a não continuidade de suas operações em 2021. O Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental traz uma amostra não exaustiva do setor, ou seja, o empreendedor se autodefine e se reconhece como integrante desse pipeline. A margem de erro para a leitura dos dados é de 3,1 pontos percentuais; o nível de confiança é de 95% para leituras na amostra geral.

PIPE.LABO | A Pipe.Social foi fundada em 2016 por Lívia Hollerbach e Mariana Fonseca, empreendedoras com a visão de mapear e fomentar o pipeline de negócios de impacto socioambiental no Brasil. Hoje, a plataforma conta com quase 5 mil negócios de impacto cadastrados e monitorados quanto ao perfil de solução, modelo de negócio e operação, à visão e medição de impacto e aos apoios buscados na jornada. Ter informações e dados qualificados sobre o ecossistema levou a Pipe a desenvolver uma visão estratégica do mercado, entendendo oportunidades e desafios reais para organizações intermediárias do setor, investidores e empreendedores. Aliando essa visão à demanda de um setor em crescimento, carente de informações, traduções e transparência – e com dados confiáveis para se comparar com ecossistemas da América Latina e dos demais países –, nasceu a Pipe.Labo, o maior centro de estudos e conhecimento aplicado sobre o mercado de impacto no Brasil. www.pipelabo.com


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