SaĂșde São Paulo

São Paulo prorroga fase de transição por mais uma semana

Por GG Notícias

28/04/2021 às 16:19:35 - Atualizado hĂĄ

Com mais uma semana de queda nos indicadores de internações, mortes e de novos casos por Corona VĂ­rus, embora estes continuem em patamar bastante elevado, o governo de São Paulo decidiu estender por mais uma semana a chamada fase de transição. Essa medida vai durar até o dia 9 de maio.

A novidade é que o governo paulista decidiu ampliar um pouco mais o horĂĄrio de funcionamento do comércio e dos serviços, de 11h as 19h para 6h às 20h. O perĂ­odo estendido passa a valer a partir de sĂĄbado (1Âș).

A fase de transição funciona entre a Fase 1-Vermelha, onde somente serviços considerados essenciais podem funcionar, e a Fase 2-Laranja, onde comércio e serviços [com exceção de bares] podem funcionar com capacidade estipulada em até 40%.

A fase de transição teve inĂ­cio no dia 18 de abril e foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, que durou até o dia 23 deste mĂȘs, as atividades comerciais passaram a ser permitidas. JĂĄ nessa semana, além das atividades comerciais, também foram liberadas as atividades do setor de serviços. Com isso, restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, parques, atividades culturais e academias puderam reabrir, com exceção dos bares. Todas essas atividades só podem funcionar com capacidade limitada a 25%.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horĂĄrio das 6h às 18h.

Também serão mantidos o toque de recolher, das 20h às 5h, além da recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horĂĄrios para entrada e saĂ­da de trabalhadores do comércio, serviços e indĂșstrias.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nĂ­vel mĂĄximo de restrição de atividades não essenciais (Vermelho) a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O plano divide o estado em 17 regiões e cada uma delas é classificada em uma fase do plano, dependendo de fatores como capacidade do sistema de saĂșde e a evolução da epidemia.

Queda internações

O nĂșmero de pessoas internadas vem caindo hĂĄ quatro semanas consecutivas em São Paulo. Mesmo assim, a quantidade de pacientes internados hoje é superior ao pico registrado no ano passado. "Os nĂșmeros ainda são altos. No inĂ­cio do ano, tĂ­nhamos uma média de 200 novos casos a cada 100 mil habitantes. E hoje estamos com 428 novos casos por 100 mil habitantes. E tĂ­nhamos 50 internações por 100 mil habitantes no inĂ­cio do ano e hoje temos 72 internações por 100 mil", falou Paulo Menezes, coordenador do Centro de ContingĂȘncia do CoronavĂ­rus em São Paulo, lembrando que, no pico da pandemia, nesta segunda onda, esses nĂșmeros alcançaram 500 novos casos a cada 100 mil habitantes e 100 internações a cada 100 mil habitantes.

Hoje (28), a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) por pacientes graves com Corona VĂ­rus estĂĄ em 80% no estado de São Paulo, com um total de 10.426 internados. Além disso, hĂĄ 11.686 pacientes internados em enfermaria. No momento mais crĂ­tico da pandemia, no final do mĂȘs passado, o estado chegou a ter 13.120 leitos de UTIs ocupados.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia