Viagens Brasil

Turismo: Conheça Santarém a Perola do Tapajós

Cidade tem muitos atrativos que merecem ser conhecidos

Por Sonea Stival

28/10/2021 às 11:37:31 - Atualizado há

Para alcançar as belezas do Tapajós, a chegada é por Santarém, uma das mais importantes cidades do Estado do Pará, com aeroporto, bons hotéis, restaurantes e outros serviços para atender à demanda crescente de turista. A cidade, conhecida como a "Pérola do Tapajós", se mostra turística já no Porto, localizado na Ponta do Salé, com embarcações que desfilam a todo o momento carregadas de passageiros em busca de vivências que só a região oferece.



O Encontro das Águas, fenômeno que acontece entre o Rio Amazonas, de cor escura, e o Tapajós, límpidas e azuis, pode ser observado da orla. Ver de perto o contraste de cores é ainda mais interessante. O fim de tarde pede passeio pelo calçadão com parada nos quiosques para degustar as comidinhas típicas, comprinhas de artesanato e se divertir com o carimbó, dança de ritmo contagiante que anima os turistas a entrar na roda e se entregar com alegria e descontração.



A história da centenária Santarém é contada nos museus e em outros centros culturais, além da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com duas torres, com coreto, um dos edifícios mais antigos da cidade, que é cartão postal. O tour tem parada no Mercado Municipal onde as iguarias típicas como a castanha-do-Pará, o sapoti, taperebá, jambu, farinha de tapioca, peixes, legumes e tantas outras colorem, dão cheiro e sabor ao lugar. A mesa é farta com as delícias tapajônicas, receitas que mostram as práticas alimentares do paraense. O Pirarucu, o "Rei da Amazônia", é a mais pedida. O gigante das águas doces é ofertado in natura, em abundância, fresco, em fatias em todos os tamanhos, em cortes nobres como o filé e até desidratado, seco e salgado, que é bastante procurado.


Alter do Chão é um dos lugares mais desejados no turismo brasileiro nesse momento e não é para menos. O verão amazônico faz com que o Rio Tapajós se desnude, fazendo surgir bancos de areia que formam praias em meio à imensidão de suas águas. O vilarejo, que está a 36 quilômetros de Santarém, dá acesso à Praia do Amor, a mais badalada, e o encanto começa na rápida travessia em pequenos barcos a remo. Sol escaldante e águas frescas fazem a combinação perfeita para aproveitar o dia em meio a uma paisagem deslumbrante. Mas a generosidade do Tapajós leva a passeios de barco com incursões por inúmeras outras praias, ilhas, igarapés e comunidades ribeirinhas, permitindo ao turista vivenciar a magnitude da floresta amazônica.


moda
[banner_de_paragrafo_1]


Outro lugar à beira do Rio Tapajós que faz o turista se sentir no meio da floresta com muito conforto é a Casa do Saulo, com hotel e restaurante. Instalada no alto do morro da Praia Carapanari, com vista para o mar de água doce, é pura contemplação. As embarcações levam os visitantes a praias paradisíacas e navegam a lugares longínquos, por dias. A estrutura é completa para atender a quem busca lazer, diversão, comidinha boa, privacidade e completa interação com a natureza. Magia, cores, sabores, ritmo, história e hospitalidade mostram a identidade de Santarém e seus arredores. Vale a experiência em cada lugarzinho.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2022 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias