Opinião Literatura

Literatura infantil contribui para que crianças possam lidar com temas complexos

Neste mês da literatura infantil: a mediação de leitura é uma importante aliada na conversa com as crianças sobre assuntos complexos como o divórcio dos pais, doenças graves, guerra e até a morte

Por GG Notícias

31/03/2022 às 16:36:56 - Atualizado há

No próximo sábado, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data marca o início do mês da literatura, que também comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril). As celebrações refletem sobre a importância da experiência da leitura na infância, pois permite estimular a imaginação e criatividade, além de contribuir para explicar assuntos complexos.


Em algum momento da convivência de uma criança, mães, pais e adultos serão questionados sobre o motivo das pessoas estarem dormindo na rua, da violência praticada em razão da cor da pele, ou o porquê do seu familiar não abrir mais os olhos. Pela sensibilidade que esses assuntos apresentam, a literatura infantil pode ser um dos caminhos para que as crianças tenham maior compreensão do mundo.


A guerra entre Rússia e Ucrânia e seus impactos em todo o mundo, inclusive no Brasil, é mais um desses episódios que precisa se tornar compreensível para as crianças, pois a televisão e a internet estão pautando constantemente esse conflito.


"Muitas vezes, as histórias oferecem um pano de fundo para que a própria criança possa elaborar e compreender o sentimento sobre assuntos de grande complexidade", comenta a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.


A maneira como a literatura infantil aborda temas complexos possibilita que as crianças os recebam com acolhimento, curiosidade e sensibilidade, permitindo que desenvolvam criticidade e atribuindo sentido ao assunto que está sendo apresentado. Trazer algo que pode ser complexo desde a infância contribui com a formação e a trajetória de vida das crianças.


Separamos cinco títulos infantis que discutem conflitos armados:


Título: Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca

Editora: Companhia das Letrinhas

Sinopse: Conheça a história da Malala, uma menina que sofreu um atentado apenas por frequentar a escola. Apesar dos conflitos internos do país e da perseguição, se manteve firme em seu propósito de estudar.

Onde acessar: Estante Digital do Leia com uma criança


Título: A Raiva

Autor: José Carlos Lollo e Blandina Franco

Editora: Pequena Zahar

Sinopse: No começo era só uma raivinha à toa. Uma coisa boba, que nem tinha razão de ser, mas que, mesmo assim, era. Assim como a vontade de tirar um cochilo, de tomar um sorvete ou de ler este livro. Só que essa raivinha que era à toa começou a crescer, crescer, crescer... Será que ela vai tomar conta da história toda?


Título: A Guerra

Autor: José Jorge Letria e André Letria

Editora: Amelí Editora

Sinopse: Fruto da parceria de Pai e Filho, poeta e ilustrador se unem para erguer dos abismos as vozes silenciadas assoladas pela guerra, e que carecem de serem ouvidas em tempos obscuros ao qual o mundo se encontra na atualidade.


Título: Migrantes

Autora: Issa Watanabe

Editora: Libros del Zorro Rojo

Sinopse: Narra a jornada de migração de um grupo de animais antropomorfizados que deixaram uma vida de angústias e incertezas para trás em busca da esperança de dias melhores.


Título: Lila em Moçambique

Autora: Andreia Prestes

Editora: Quase Oito

Sinopse: Conta a história do exílio da família de Lila na cidade de Maputo, em Moçambique, em razão dos conflitos armados.


Título: O princípio

Autora: Paula Carballeira Sonja Danowski

Editora: Kalandraka

Sinopse: O Princípio reflete a ternura face ao horror, a imaginação perante a mais absoluta precariedade, a força de uma família unida perante o drama humano.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias