Tocantins Pandemia

Ações de testagem identificam quase 100 casos de Covid em seis escolas de Palmas

Três unidades chegaram a suspender atividades durante o mês de maio após registrarem casos da doença.

Por GG Noticias

06/06/2022 às 07:00:00 - Atualizado há
Alunos e servidores de escola em Palmas foram convocados para testagem em massa - Foto: Divulgação

A suspensão de aulas em três escolas de Palmas liga o alerta para transmissão da Covid-19 no ambiente escolar e a necessidade de vacinar as crianças e adolescentes dentro da faixa etária recomendada. Uma ação de rastreio realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) em seis escolas da capital, durante o mês de maio, realizou 981 testes e confirmou 98 casos da doença.

Os testes foram aplicados em escolas públicas e particulares. O município não informou quais unidades foram atendidas. A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marêssa Castro, explicou que a Covid-19 pode ser facilmente confundida com outras viroses.

"As crianças e adolescentes são mais propensos a estas situações a depender do clima, da imunidade e condições gerais de saúde", destaca.

O uso da máscara se tornou totalmente facultativo em Palmas, mas a diretora afirma que é preciso avançar na vacinação e manter os demais cuidados de higienização das mãos com água e sabão, bem como o uso de álcool 70%.

Em caso de algum sintoma gripal a recomendação é para que os alunos, professores ou funcionários da escola realize a testagem rápida nas Unidades de Saúde da Família (USF). "As escolas estão sempre cheias de pessoas circulando, quanto menos contato com alguém infectado, menores são as chances de contrair a doença", completa.

Vacinação

A imunização contra Covid-19 em Palmas está disponível para o público que tenha a partir de cinco anos de idade. A programação da vacinação é divulgada semanalmente. Para completar o esquema vacinal de crianças de cinco a 11 anos são necessárias duas doses. Já o público acima de 12 anos precisa de três doses.

Aulas suspensas

Os alunos da Escola Estadual Maria dos Reis, no Taquari, foram dispensados das aulas nesta sexta-feira (3) após vários casos de Covid-19 serem registrados na unidade. O prédio vai passar por sanitização e dedetização e as atividades vão retornar apenas na quarta-feira (8).

Outras duas escolas de Palmas também suspenderam as atividades por registrarem casos de Covid. A primeira foi a Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, na região central, que identificou 75 pessoas infectadas pela Covid-19 no início de maio e ficou quase uma semana fechada.

No final de maio o Colégio Marista de Palmas também precisou suspender as atividades, durante um dia, após casos de Covid-19 serem confirmados. Foi realizada uma testagem dos estudantes autorizados e colaboradores, mas a escola não divulgou o número de confirmações.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia