Saúde Odontologia

Saúde publica portaria para regulamentação dos serviços de odontologia hospitalar.

Tocantins é um dos primeiros estados a instituir uma Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar, regulamentando o serviço de Odontologia nos hospitais.

Por GG Noticias

21/07/2022 às 08:33:23 - Atualizado há
Os serviços de odontologia hospitalar são ofertados em todas as unidades hospitalares. (Foto: divulgação)

Foi publicada no diário oficial desta terça-feira, 19, a PORTARIA – 666/2022/SES/GASEC que institui a Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar do Estado do Tocantins e define suas diretrizes, no âmbito das unidades de gestão estadual.

Com a publicação da portaria o grupo de Apoio Técnico nomeado, composto de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/TO) e das unidades hospitalares, iniciará os trabalhos para a elaboração do Manual Instrutivo para a implementação da Política Estadual de Saúde Bucal Hospitalar do Estado do Tocantins.

A portaria traça como principal objetivo a definição das diretrizes e estratégias para a organização dos processos de trabalho no âmbito hospitalar de gestão estadual, regulamentando os processos e serviços que já são ofertados pelas unidades. "Somos um dos primeiros estados a instituir uma Política Estadual de Saúde Bucal. Regulamentando assim o serviço de Odontologia nos hospitais de gestão estadual e garantindo a atuação dos profissionais nas unidades, bem como a integralidade dos procedimentos odontológicos na alta complexidade", destacou Antônio kleber, Servidor da Superintendência de políticas de atenção à Saúde.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, a regulamentação do serviço é um avanço para a assistência aos pacientes. "A Saúde do Tocantins busca o aprimoramento dos serviços, a excelência no atendimento, a odontologia no ambiente hospitalar busca a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno", pontuou o gestor.

Serviço

Os serviços de odontologia hospitalar são ofertados em todas as unidades hospitalares, onde se destaca os atendimentos e os procedimentos realizados pelos multiprofissionais do setor de Odontologia Hospitalar do Hospital Geral de Palmas (HGP) que, atualmente, são referências não só no Tocantins, mas, também no Brasil, por causa das oito áreas de abrangência dos serviços oferecidos aos pacientes que estão internados ou em tratamento.

"Hoje, não existe no Tocantins, outro centro que englobe oito áreas de procedimentos em um único lugar. Em outras unidades no Brasil, vemos que oferecem o atendimento em polos diferentes, não dentro de um mesmo lugar, como aqui no HGP", reforçou a coordenadora da odontologia da unidade, Renata Vilarinho. Segundo a profissional, isso possibilita uma integração entre as várias especialidades. "Atendemos o paciente de uma forma mais completa e não precisamos encaminhá-lo para outro lugar e assim diminuímos o tempo de deslocamento da pessoa", afirmou.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias