Saúde

Governo do Tocantins disponibiliza veículo para a Humanização do HGP

Equipamento dará suporte às equipes que visitam e levam donativos a pacientes em atendimento domiciliar

Por GG Notícias

20/03/2023 às 16:00:00 - Atualizado há
Secretário Afonso Piva entrega veículo para a Equipe Matricial de Humanização do HGP

Como parte das ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a garantir um atendimento de qualidade e com celeridade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) entregou um veículo, para ser usado com exclusividade pela Equipe Matricial de Humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A entrega foi realizada pelo gestor da Pasta, Afonso Piva de Santana, que fez questão de destacar a importância do trabalho realizado pelas equipes. "Sabemos da importância do serviço de humanização e os esforços de toda a equipe, que não mede esforços em atender da melhor forma possível, a população. Temos recebido do governador Wanderlei Barbosa, a missão de cuidar das pessoas e ele nos tem dado o suporte necessário para desenvolvermos nosso trabalho. Este veículo é reflexo da gestão humanizada que ele quer que façamos e sei que farão bom uso", afirmou.

Para a coordenadora do setor de Humanização, Goiamara Borges, "receber este veículo é a realização de um sonho, pois como temos uma dinâmica de trabalho muito acelerada, muitas vezes os motoristas e carros que já tem no HGP, não comportam a demanda e às vezes precisamos usa nossos carros particulares, seja para buscar alguém ou de forma urgente, deixar uma cesta básica", enfatizou.

Ainda segundo Goiamara, "podem ter certeza, que este veículo será bem utilizado em nossas ações voltadas para os pacientes que recebem atendimento domiciliar; para buscar e deixar doações; para dar suporte às entidades que precisam de nossos serviços, como a Casa de apoio, a Liga Feminina e abrigos de idosos. Além disso, usaremos para visitas aos trabalhadores do HGP, que precisam dos cuidados da equipe de Saúde do Trabalhador do HGP".

A Humanização

A equipe matricial de Humanização realizou mais de 14 mil atendimentos, em 2022. Os acolhimentos seguem a Política Nacional de Humanização (PNH), criada a 17 anos, pelo Ministério da Saúde (MS), a qual prevê a humanização como valorização de todas as pessoas envolvidas com o cuidado em saúde e propõe diretrizes e dispositivos para fortalecer o trabalho: acolhimento, cogestão, gestão participativa, defesa dos direitos dos usuários e valorização do trabalhador, que podem ser implementados para contribuírem com a qualificação da gestão e do cuidado.


Fonte: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
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