Brasil

Tempo de espera para obtenção de visto dos EUA chega a quase 20 meses no Brasil

O Brasil ocupa atualmente a sétima posição entre os países com maior tempo de espera para obtenção do visto de turista para os Estados Unidos (EUA), de acordo com um levantamento realizado pela AG Immigration, um escritório de advocacia migratória sediado em Washington.

Por GG Notícias

07/06/2023 às 16:11:52 - Atualizado há
Reprodução

O Brasil ocupa atualmente a sétima posição entre os países com maior tempo de espera para obtenção do visto de turista para os Estados Unidos (EUA), de acordo com um levantamento realizado pela AG Immigration, um escritório de advocacia migratória sediado em Washington. Com base em dados do Departamento de Estado dos EUA, o estudo revela que as filas de espera atingiram recordes em quatro das cinco cidades brasileiras onde o visto pode ser solicitado.

São Paulo registra o maior tempo de espera, com um agendamento feito hoje resultando em uma data disponível daqui a 615 dias, quase 20 meses. Em seguida, estão Porto Alegre (507 dias), Brasília (493), Rio de Janeiro (478) e Recife (449). Segundo a AG Immigration, apenas o Rio de Janeiro já teve uma fila tão demorada, enquanto os números das outras cidades representam recordes.

Apenas seis países apresentam tempos de espera maiores que o Brasil: Colômbia, Haiti, México, Nepal, Canadá e Emirados Árabes. No Brasil, os vistos de turismo e negócios representam mais de 90% de todas as solicitações. Já os vistos para estudo ou trabalho geralmente têm processos mais rápidos.

O processo para obtenção do visto envolve o preenchimento de um formulário online e o pagamento de uma taxa de US$ 160. Em seguida, é necessário agendar uma entrevista na embaixada em Brasília ou nos consulados localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. O visto de turista tem validade de dez anos, permitindo múltiplas viagens aos EUA nesse período. No entanto, a duração de cada estadia é determinada pela equipe de imigração no momento do desembarque, geralmente sendo inferior a seis meses. Com o visto de turista, não é permitido trabalhar ou estudar no país, apenas cursos de curta duração são permitidos.

Devido à pandemia de COVID-19, a emissão de vistos ficou restrita entre maio de 2020 e novembro de 2021, priorizando situações de emergência, como funerais familiares e tratamentos médicos, além de vistos estudantis. Desde que os pedidos voltaram a ser analisados de forma geral, a demanda tem aumentado.

A embaixada dos EUA reconhece o problema e está tomando medidas para melhorar a situação, como contratar mais funcionários, realizar horas extras e ampliar o período para renovação de visto sem entrevista. A expectativa é que haja resultados positivos até as férias de julho, mas a alta demanda continua sendo um desafio.

Apesar do tempo de espera crescente, o levantamento da AG Immigration registra um aumento recorde na emissão de vistos, com 106 mil entregas realizadas no Brasil em março.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias