Brasil

Cade retoma investigação contra monopólio da Globo e envolve a Federação de Futebol do Rio

Inquérito antigo é reaberto e traz novos fatos que podem trazer consequências à emissora

Por Redação

07/07/2023 às 11:34:51 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) voltou a colocar em pauta uma antiga disputa com a TV Globo, que pode trazer consequências significativas para a emissora. O inquérito que investiga um possível monopólio da Globo nas transmissões de futebol no Brasil foi reaberto pelo Cade, e agora a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) foi incluída no processo. A Ferj contesta a rescisão unilateral do contrato do Campeonato Carioca em 2020 e se une ao Flamengo, Red Bull Bragantino, Bahia e Athletico PR, clubes que também se sentem prejudicados pela Globo, como interessados nessa investigação.

No mês passado, ocorreram várias reuniões entre as partes envolvidas, e a Ferj emitiu uma nota detalhando suas declarações ao Cade.

"O Cade solicitou informações sobre as circunstâncias da rescisão do contrato com a Globo, após a edição da Medida Provisória 934. Explicamos a cronologia dos eventos e indicamos que os detalhes estão especificados nas ações movidas pela Ferj/Clubes contra a Globo em relação à rescisão unilateral. Também alertamos o Cade de que os processos estão em segredo de Justiça. O órgão indicou que irá verificar com o judiciário a possibilidade de acesso", afirma a nota.

Quando questionado sobre os motivos que levaram à retomada de um inquérito parado desde 2021, o Cade limitou-se a dizer que "não comenta investigações em andamento".

Essa reabertura do inquérito pelo Cade traz à tona uma disputa antiga que envolve a TV Globo e diversos atores do cenário do futebol brasileiro. A inclusão da Ferj no processo representa um novo capítulo nessa história, e a investigação pode revelar informações e evidências relevantes sobre as transmissões de futebol e possíveis práticas anticompetitivas.

A TV Globo é uma das principais emissoras de televisão do país e possui um histórico de influência e poder no cenário esportivo brasileiro. A investigação do Cade levanta questionamentos sobre a existência de um monopólio nas transmissões de futebol e busca garantir um ambiente mais competitivo e equilibrado no mercado.

Agora, resta aguardar os desdobramentos dessa investigação e como as partes envolvidas irão se posicionar diante dos novos fatos apresentados. O Cade, como órgão regulador, tem a responsabilidade de analisar de forma imparcial e tomar as medidas necessárias para garantir a concorrência justa e o interesse público no setor das transmissões esportivas.

A briga entre o Cade e a TV Globo promete trazer debates acalorados e pode impactar significativamente o cenário do futebol brasileiro. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa investigação e traremos todas as informações relevantes sobre esse caso que envolve interesses de grandes clubes, a Ferj e a maior emissora de televisão do país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias